Mundo Empresarial Últimas

11ª Capacitação em Práticas Colaborativas acontece em Curitiba na próxima semana

A partir de 08 de novembro, Curitiba receberá 11° edição da Capacitação Nacional em Práticas Colaborativas, realizada pela Mediar Paraná em parceria com o Instituto Brasileiro de Práticas Colaborativas -IBPC. Serão 24 horas de aulas divididas em três dias. “O objetivo do curso é preparar os profissionais para atuar em parceria interdisciplinar e não adversarial de gestão de conflitos. Com aplicação nos âmbitos familiar, cível e empresarial, o método proporciona um olhar mais abrangente e integrado sobre as questões e auxilia na produção de soluções para problemas complexos.”, conta Valéria Pinto, uma das realizadoras do evento.

O evento é voltado para profissionais das áreas do Direito, Recursos Humanos, Psicologia, Pedagogia, Serviço Social, Contabilidade, Administração e Economia. “Temos psicólogos, assistentes sociais, administradores, economistas, além de advogados, juízes e promotores de justiça entre os interessados. O foco são profissionais que pretendam ampliar o uso dos meios pacificadores de solução de conflitos e controvérsias, entendendo-os como mais aptos a serem utilizados do que os meios judiciais”, afirma.

As Práticas Colaborativas, diante de controvérsias de natureza cível ou empresarial, unirão advogados outros profissionais colaborativos que detenham o conhecimento específico, formando uma equipe multidisciplinar que trabalhará em parceria no desenho de uma solução otimizada. “Criando um ambiente protegido e profícuo na busca de soluções criativas e inovadoras, afastarão a possibilidade de recorrer ao litígio judicial, utilizando mecanismos próprios de atuação colaborativa”, ressalta.

O procedimento colaborativo enfatiza a identificação de soluções mais viáveis e duradouras. “Ao invés de inflamar expectativas e polarizar as partes envolvidas, cria-se um ambiente que as auxilia a identificarem as questões comuns e as possíveis soluções para os impasses, em que o resultado é um acordo de alta qualidade, com ganhos mútuos, preservando-se a continuidade de relacionamentos-chaves e o respeito, encorajando a cooperação e a responsabilidade”, explica Valéria.

O curso terá seu corpo docente formado por Monica Ribeiro de Andrade Gama, Marília Campos Oliveira Telles, Monica Vicq Lobo, Maria Izabel Montenegro e Iane Ruggiero. As aulas ocorrem no Deville Business (Rua Comendador Araújo, n° 99 – Centro, Curitiba/PR. Para realizar as inscrições e obter mais informações, é só acessar o site www.mediarparana.com.br  ou (41) 9 9119 7718