Cultura Festival de Curitiba 2018 Novidades

#12 – Boletim do 28º Festival de Curitiba

Hoje é 25 de março e falta 1 dia para o Festival de Curitiba

ABERTURA DO FESTIVAL: Aquele que cai será só pra convidados na abertura amanhã, mas na quarta está aberto ao público da Mostra 2019

 espetáculo “Celui qui Tombe – Aquele que Cai”, do renomado artista francês Yoann Bourgenois, estreia no Brasil amanhã durante a abertura da 28ª edição do Festival de Curitiba – evento que vai até 7 de abril, com mais de 400 atrações culturais em toda a capital paranaense e região metropolitana. Em uma apresentação para convidados após a cerimônia oficial de abertura do evento e uma disponível para o público em geral, no Teatro Guaíra, a mostra apresenta a proeminência da queda. Em uma plataforma de madeira de seis metros por seis metros, suspensa em dois metros, que desce, sobe, balança e gira em torno do seu eixo principal, seis bailarinos correm, andam, se rendem ao movimento em busca de formas, tanto individual como coletivamente, de se relacionarem com a força gravitacional existente. Guaíra. 27 de março.

MOSTRA 2019 – “Tripas” conta história de pai e filho que enfrentam doença juntos

“Tripas” narra o encontro de dois artistas, um pai e um filho, que decidem compartilhar com o público o cruzamento de suas biografias. A história que precede o espetáculo remete a um drama familiar real. O diretor Pedro Kosovski testemunhou a jornada hospitalar do pai, o ator Ricardo Kosovski, que devido a uma crise de diverticulite aguda passou por três cirurgias e nove meses de internação. Teatro Paiol. 6 e 7 de abril.

INTERLOCUÇÕES: Teatro dos 4, uma das mais importantes casas cênicas do Brasil em livro

Uma das atrações do Interlocuções é o lançamento de cinco livros. Um deles, “Teatro dos 4 – A Cerimônia do Adeus do Teatro Moderno”, celebra o período de gestão de Sergio Britto, Paulo Mamede e Mimina Roveda do Teatro dos 4, entre 1978 e 1993. O lançamento, no dia 31 de março, às 14h, no Sesc Paço da Liberdade, terá a presença do autor, Daniel Schenker, que apresentará o trabalho para o público. O Interlocuções é o segmento simultâneo do Festival de Curitiba que transpõe os espetáculos da Mostra do Festival de Curitiba para oficinas, palestras, conversas depois de apresentações, lançamento de livros, exposições e muitas outras atividades, todas grátis.

Visita Guiada: intervenção urbana usa os corpos dos bailarinos

“Visita Guiada” é uma intervenção urbana que tem como proposta questionar a espetacularização das obras de arte, em especial do corpo do artista. No trabalho, os bailarinos estão expostos para visitação em território urbano. Os visitantes interessados têm o auxílio de guias auditivos para explorar as obras. Através desse sistema de locução, o público entra na cena e tem autonomia para escolher, interagir e assim saber mais sobre a obra/bailarino de seu interesse. Ao serem transportadas do museu/teatro para a rua, a intervenção borra as fronteiras entre espectador e obra, redesenhando uma nova relação espaço social. O trabalho foi criado para o Balé Teatro Guaíra e teve sua estreia na cidade de Maringá, em setembro de 2012. Desde então ganhou espaço na Virada Cultural de Curitiba, no Museu Oscar Niemeyer e em diversas praças e becos da capital paranaense. Dia 26 às 20h (Guairão). Dia 27 às 20h (Guairão). Dia 2 às 20h (Guairão). Dia 3 às 20h (Guairão). Dia 4 às 20h (Reitoria). Dia 5 às 20h (Guairão). Dia 6 às 20h (Guairão).

Guritiba: Atrações musicais gratuitas

O Programa Guritiba, evento simultâneo com atrações para o público infantil e seus pais, tem duas atrações musicais grátis. A “Orkestra Meraki”, grupo de São Paulo, formada por oito músicos brincantes, que interagem com o público, fará única apresentação, gratuita, no Shopping Mueller, dia 03 de abril, às 20 horas. Outro espetáculo gratuito é o “Rockids-Clássico do Rock Para Crianças”, com quatro garotas e um repertório escolhido a dedo para contar sobre os 50 anos de rock para a criançada, no ParkShoppingBarigui, dia 27 de março, às 20 horas.

Gastronomix: delícias que vão além dos pratos

O Gastronomix, quermesse da alta gastronomia, do Festival de Curitiba, traz também diversas atividades culturais além dos pratos que serão servidos ao público. Entre elas, estão apresentações musicais, teatro para crianças e intervenções artísticas. O evento é destinado para toda a família, com amplo espaço kids e é pet friendly. Acompanhe as novidades pelo site www.gastronomix.com.br e pelas redes sociais oficiais, no Facebook @gastronomixoficial e no Instagram @gastronomix_oficial

MOSTRAS ESPECIAIS: teatro sobre rodas

O recorde de Mostras Especiais do Fringe deste ano (18 ao todo), conta com uma novidade bem diferente. A Mostra de Patinação traz os trabalhos da Escola Footwork, que oferece formação de atletas e artistas. A intenção é apresentar tendências e novas temáticas da dança, música, teatro e patinação em um só conjunto. O público vai assistir apresentações e participar
de curso de patinação e Disco Roller.

MOSTRAS ESPECIAIS: 4 estados em uma mostra especial só

A Mostra In-cena 4×4, uma das 18 que compõem o Fringe neste ano, apresenta o encontro de quatro grupos de teatro, de quatro estados brasileiros (Minas, Bahia, São Paulo e Rio de Janeiro) em quatro espetáculos. Os artistas envolvidos trazem suas vivências criativas mediadas por construções coletivas com o Grupo In-Cena. Intercambiar e conectar as investigações fortalece para a resistência política e o ativismo como estética.

CONFIRA NO FRINGE

Pode passar

Improvisações misturando dança, teatro, circo e parkour. Os diálogos corporais ocorrem a partir de interferências da arquitetura local, dos transeuntes, dos objetos, dos sons e, é claro, entre os próprios atores. As cenas são criadas ao longo de um percurso em ambientes fechados e/ou ao ar livre. 04/04 (Quinta-Feira) às 17:00 em Praça Santos Andrade (Praça Santos Andrade Centro). 05/04 (Sexta-Feira) às 11:00 em Praça Santos Andrade (Praça Santos Andrade Centro) 06/04 (Sábado) às 13:30 em Ruínas São Francisco (Praça João Cândido, s/n São Francisco).

Putz, a Menina Que Buscava o Sol

“Putz, a menina que buscava o sol” é um texto obra da conceituada autora Maria Helena Kühner, que teve sua estreia em 2018, e conta a história de uma menina que busca o sol para ter a liberdade e a cor de todas as cores juntas. 5 e 6 de abril. Portão Cultural.

Raicés

O espetáculo traz uma reflexão acerca das relações de poder e propõe para o espectador um autoquestionamento sobre o que gostariam de queimar e o que gostariam que permanecesse. São usados técnicas de teatro de rua e suas especificidades, além disso, a relação com o público na aprendizagem de construção estética do espaço aberto e o diálogo com o imaginário popular. 31/03 (Domingo) às 16:00 em Praça do bolso do ciclista (Rua São Francisco Centro); 01/04 (Segunda-Feira) às 09:00 em Praça General Osório (Praça General Osório Centro, 61 Centro); 02/04 (Terca-Feira) às 16:30 em Praça Rui Barbosa (Praça Rui Barbosa Centro); 03/04 (Quarta-Feira) às 09:30 em Praça General Osório (Praça General Osório Centro, 61 Centro)

Dois espetáculos, duas sessões do Risorama e uma sessão de Dezembro com ingressos esgotados

Neste momento, dois espetáculos da Mostra 2019 estão lotados em todas as suas apresentações: “Dogville” e “Sísifo”. A sessão do dia 5 de abril de “Dezembro” também estão esgotada. Além desses, as sessões do dia 30 de março e 1 de abril, do Risorama, estão lotadas (foram abertas sessões extras nestas noites).

ATENÇÃO PARA ALTERAÇÕES DO FRINGE

O Fringe é um evento simultâneo do Festival de Curitiba que traz a participação espontânea de companhias do Brasil inteiro. São quase 400 atrações em teatros, praças, ruas e espaços alternativos por toda Curitiba e Região Metropolitana. Por essas características – tamanho e espontaneidade -, é inevitável e até natural que algumas atrações sofram alterações. Espetáculos de rua podem ser reposicionados em áreas cobertas em caso de mau tempo. Imprevistos de produção podem causar mudanças de horário e de dias de apresentação. Lotações esgotadas acabam rendendo sessões extras. Agendas de atores podem provocar trocas de horários. E, até mesmo, por questões diversas, alguns grupos podem vir a cancelar sua participação e, nesse caso, as sessões de seus espetáculos também não acontecem. Portanto, informaremos sempre no site do Festival de Curitiba todas as alterações que acontecerem na programação do Fringe.
Confira as alterações atualizadas neste arquivo:https://drive.google.com/open?id=1UM1UzXn79exRcg9SHo-FszK5_aDnHTit