Morar Bem Novidades

6 dicas para trazer a natureza para dentro de casa

Designer de interiores orienta como transformar pequenos espaços em ambientes aconchegantes e confortáveis usando recursos naturais

O crescimento das cidades e o ritmo acelerado da vida moderna vêm afastando as pessoas do contato com a natureza. Por outro lado, inúmeras pesquisas científicas mostram que a qualidade de vida e a longevidade aumentam significativamente entre aqueles que têm contato frequente com áreas verdes. Para a designer de interiores Tatiane Bueno, da Casa 88 Design, esse é um problema que pode ser contornado com um projeto de decoração que resgate os ambientes naturais a partir do uso de plantas, texturas e materiais.

“O metro quadrado nas metrópoles brasileiras é bastante caro e, por isso, os imóveis costumam otimizar os espaços internos. Mas, mesmo em pequenos apartamentos, é possível criar ambientes que remetam à natureza e promovam conforto e tranquilidade”, comenta.

Tatiane explica que o uso de plantas, flores, madeira e revestimentos que reproduzem materiais naturais são algumas das ferramentas para criar um ambiente esteticamente agradável e acolhedor, sem sair da cidade. “Em casos de apartamentos com espaço gourmet ou garden, é possível usar esses recursos para promover uma integração entre a área externa e a íntima, valorizando o imóvel”, afirma.

Para quem quer trazer a natureza para dentro de casa, Tatiane dá algumas dicas:

1 – Faça uma visita à floricultura. Tatiane lembra que as plantas têm o poder de deixar a casa mais bonita e ainda trazer benefícios para a saúde, ao purificar o ar e contribuir para reduzir o estresse e ansiedade.

2 – Algumas plantas se adaptam melhor aos ambientes fechados, por isso, na dúvida invista em samambaias, lírio da paz, jiboia, pleomele e ficus lirata. Qualquer uma dessas opções trarão o verde sem exigir cuidados especiais.

3 – Para quem não sabe ou não tem tempo de cuidar das plantinhas vivas, Tatiane recomenda apostar nas réplicas artificiais que também promovem bem estar.

4 – Aposte em peças de decoração com estampas de folhas ou flores, como almofadas e quadros, além de móveis e objetos em madeira ou outros materiais naturais, como pedras. 5 – Trabalhe com as cores para promover um ambiente mais natural, seja no destaque de uma parede verde