Morar Bem

8 DICAS PARA TRANSFORMAR SEU BANHEIRO EM UM VERDADEIRO SPA

Os banheiros representam um refúgio privado para recarregar as energias e desfrutar de um tempo para cuidar de si mesmo. Pensando em tornar esse momento ainda mais sofisticado e relaxante, as pessoas tem enxergado no cômodo a oportunidade de transformá-lo em um verdadeiro spa.

A tendência de tornar os banheiros espaços dignos de exposição surgiu com os millenials¸ os jovens adultos que vêm ditando as principais premissas a serem seguidas no comportamento e consumo. Essa nova geração vê no local um espaço de autocuidado, oportunidades para a autoexpressão, e também perfeito para selfies e posts no Instagram.

Além disso, tem representado um refúgio privado para recarregar as energias e desfrutar de um tempo para cuidar de si mesmo, ter esses momentos em um ambiente como um spa, torna tudo isso ainda mais relaxante. Para nós brasileiros que amamos um bom banho, adicionar nossa identidade a esse ambiente será uma tendência muito bem-vinda.

Utilizar pedras, madeiras, concreto, linhos, fibras naturais, tons claros, terrosos, linhos e texturas naturais são uma boa aposta para ajudar a criar esse universo relaxante e mais conectado com a atmosfera natural, destaca o arquiteto Nildo José. Confira oito dicas que ele separou para transformar o banheiro em um verdadeiro spa.

1- Encontrar a banheira ideal depende muito da necessidade e do desejo do morador, porém existe uma gama muito variada que podem se encaixar nesse ambiente, como as banheiras vitorianas, com spa e jatos relaxantes, as contemporâneas de imersão, os ofurôs etc.

2- Caso não consiga ter uma banheira dentro do seu banheiro, não se desespere! Existe a possibilidade de construir uma piscina pequena e mimetizar as banheiras de imersão, deixando seu espaço ainda mais relaxante.

3- Para ajudar ainda mais na sensação de relaxamento, plantas são ótimas escolhas. Elas criam uma outra vibração e ajudam a nos conectar com a natureza e o mundo.

4- Aposte também em tons claros, terrosos, linhos e texturas naturais para deixar o espaço mais conectado com a atmosfera natural.

5- O barulho da água é outro fator que ajuda na transformação do banheiro em um espaço relaxante. Uma opção é criar essa sensação com caixas de som e uma boa trilha no Spotify. O aplicativo tem algumas playlists que simulam os sons da natureza. Mas, o mais importante é criar uma atmosfera de desconexão e relaxamento.

6- A luz é um fator que ajuda bastante para criar todo um clima. Luzes mais baixas e amareladas são as mais indicadas. Existem alguns casos, que utilizar conceitos da cromoterapia também se tornam uma possibilidade.

7- Já na hora de valorizar o projeto, utilizar o aroma das velas, os óleos aromáticos, difusores e plantas/flores aromáticas como alecrim, lavanda e lírios ajudam nessa construção do “espaço olfativo” e um clima relaxante.

8- Pense bem na decoração, ela é “a cereja do bolo” para transformar seu banheiro em um verdadeiro spa. Todas as texturas diferentes ajudam a criar esse universo relaxante e estimulam o tato, o toque, sentido que temos usado tão pouco na vida frenética urbana.

1. Pia esculpida em quartzito Meridian do Grupo Guidoni;

2. Luminária Umbu, da Bertolucci

3. Fotografia da Série Infinitude, da fotógrafa Fabiana Tedeschi.

4. Kit Banheiro com 3 peças em efeito mármore escuro, da mmartan;

5. Jogo de Tolhas Tradicional Fio Egípcio branco e azul marinho, da casa moysés

1. Projeto do escritório 2B Arquitetos, em Sorocaba, com portas de correr da Weiku;

2. Espelho Vitrail, design por Inga Sempé para Magis Design, na Novo Ambiente;

3. Fotografia da Série Esfera, da fotógrafa Fabiana Tedeschi.

4. Kit Aroma England com 4 peças, da mmartan;

5. Revestimento cerâmico Noronha Jade Mesh, da Eliane Revestimentos;

1. Projeto de Andrea Teixeira e Fernanda Negrelli com painel vertical executado em granito exótico Black Taurus, do Grupo Guidoni;

2. LANTERNA SANTIAGO – Design: Roque Frizzo

3. Tapete Revolution ® feito de PVC com design Mouro, na By Kamy;

4. Roupão aveludado Day by Day, na casa moysés;

5. Cabideiro Duty, assinado por Adolini + Simonini para a DonaFlor Mobília;

1. Apartamento Estúdio Jabuticaba, projeto do arquiteto Nildo José para a CasaCor SP de 2016

2. Mesa Barrow, da Natuzzi

3. Mesa Pic, by Studio Hannes Wettstein para a Maxdesign, linha da F.Way

4. Banco Módulo, de eucalipto ripado maciço natural ou tingido, na Futon Company.