Alunos se prepararam para ter aulas práticas no dia Mundial da Água
Educação Novidades

Alunos se prepararam para ter aulas práticas no dia Mundial da Água

Rede Adventista de Educação insere em sua grade pedagógica 2018 o tema “Agua, Fonte de Vida” 

O tema ‘Água’ volta fortemente a pauta neste ano de 2018 nos quatro cantos do país. O 8º Fórum Mundial da Água, que acontece em Brasília nesta semana (até 23 de março) vai discutir centenas de temas e reunir milhares de pessoas vindas de diferentes países do Globo. O evento, inédito no país, promete levantar vários assuntos pertinentes a sociedade e que envolve o respeito e a utilização consciente da água.

Março também é o mês em que se comemora o Dia Mundial da Água (22). Aproveitando esta data, as escolas da Rede Adventista de Educação iniciarão uma série de atividades para também tratar do assunto no dia a dia das disciplinas. A Rede estipulou o ano de 2018 para tratar pedagogicamente de atividades ligadas ao tema no projeto “Água, fonte de Vida”, incentivando o consumo consciente, o respeito ao meio ambiente e a questões relacionadas à saúde de quem consome água.

“Com as atividades que serão realizadas na próxima quinta-feira (22), a intenção da escola é fazer uma prévia de como o assunto está inserido no universo das crianças e adolescentes. “A ideia neste primeiro momento é entender um pouco mais sobre a vivência que os alunos têm com a natureza, se conhecem uma nascente de um rio, se já tiveram a oportunidade de apreciar um córrego limpo, com vida pulsante”, explica a coordenadora pedagógica da Rede Adventista de Educação, Fabiana Retamero. “Com isso saberemos até onde vai o conhecimento sobre a importância da água e então aplicar as temáticas previstas na grade pedagógica em cada um dos níveis de turma”, completa.

No dia 22 de março

Diversas atividades estão sendo programadas. Algumas delas em campo. Neste dia alunos do Colégio Adventista Boa Vista farão abordagens de cidadãos na Rua da Cidadania do Bairro. Na oportunidade, entregarão água envasada e folders, orientando a população sobre a importância do consumo consciente e dando dicas sobre saúde, temas os quais já discutiram em sala de aula.  Outro grupo fará a entrega dos mesmo materiais em uma rua próxima a escola, abordando motoristas no trânsito.

Já no Colégio Adventista do Boqueirão, a direção da unidade aproveitou a proximidade que a mesma possui do Rio Evaristo da Veiga, que corta o bairro, para fazer uma atividade em campo em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente, que já ministrou palestras ao alunos da unidade.

Mais de 50 estudantes do 2º ano do Ensino Médio farão visitas aos moradores da região com o intuito de realizar um levantamento sobre o conhecimento das pessoas em relação ao Rio. Além da pesquisa, os estudantes também irão distribuir material de sensibilização aos moradores. A abordagem acontecerá das 14h50 às 16h10. Em torno de 40 casas devem ser visitadas. “Muitos enxergam o Rio como um grande valetão e algo que não enobrece o bairro. Precisamos mudar esta mentalidade e trazer a população a favor da natureza”, observa a diretora do Colégio, Elisa Castilho. Juntamente com o professor de Química, os alunos também irão coletar água para análise.

Ao longo do ano

Durante 2018 o tema água será discutido em diferentes disciplinas. Professores e alunos irão trabalhar intensivamente em projetos e ciclos de discussões. Fabiana Retamero resume onde se pretende chegar com esse trabalho intenso em 2018. “Por meio do tema, a intenção é fazer com que o estudante reflita sobre a complexidade da vida na terra e como sua atitude afeta as pessoas e o meio ambiente. Com estudantes esclarecidos temos a oportunidade de contar com cidadãos conscientes e futuros profissionais que até poderão buscar alternativas para que a água existente em nossa planeta possa ser preservada”, conclui a coordenadora pedagógica.