Saúde Últimas

Amigos do HC e Exército realizam ação para incentivar doação de sangue

Para marcar o Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado na última quinta-feira (dia 14), a Associação dos Amigos do HC organizou uma ação especial em parceria com o Exército Brasileiro – oito militares voluntários doaram sangue e plaquetas para o Biobanco do Hospital de Clínicas.

“Estamos sempre incentivando a doação de sangue, sensibilizando os soldados sobre a importância desse ato. Este ano, já participamos de ações semelhantes de doação em fevereiro e em maio.  É uma forma de incentivarmos toda a população a participar também”, destaca o capitão Samuel Stier Santos, oficial de comunicação social do 27º Batalhão Logístico.

“Agradecemos a participação do Exército em mais uma ação em prol do Hospital de Clínicas. Nos meses mais frios do ano, a média das doações cai e é preciso aumentar e garantir os estoques para melhor atender os pacientes do hospital”, ressalta Pedro de Paula Filho, presidente dos Amigos do HC.

No período de outono e inverno, o banco de sangue do HC tem uma redução de cerca de 30% dos seus estoques e sempre realiza campanhas e convocações para aumentar o número de doações. “Precisamos principalmente de plaquetas para as operações de transplante de medula e também para os pacientes das sessões de quimioterapia”, revela Kelly Cristiane de Oliveira Dutra, enfermeira assistente do Biobanco do HC. Segundo ela, o banco de sangue mantém parcerias com a Prefeitura Municipal, empresas privadas e alunos de universidades (trote solidário) para aumentar as doações.

O cabo Maurício Dominiaki, de 20 anos, é doador de plaquetas. “Comecei a doar motivado pelas ações do Exército. Estamos sempre participando, é muito importante darmos essa contribuição para as pessoas”, afirma.

Para doar sangue, é necessário ter entre 16 e 69 anos e pesar mais de 50 quilos. Para doar plaquetas, é necessário ter entre 18 e 69 anos, pesar mais de 60 quilos e ter mais de 1,60 metro de altura. O Biobanco do HC está localizado na Avenida Agostinho Leão Júnior, 108 – Alto da Glória, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30.