Bem Estar Educação Mundo Empresarial

Análise Comportamental: em qual dos quatro perfis você se encaixa?

Entenda quais são os principais perfis e como costumam agir

Já ouviu falar de Análise Comportamental? O tempo todo, uma análise é feita, seja com colegas de trabalho, amigos, familiares ou até aqueles que aparecem na tela de nosso celular e televisão. Quando o contato é direto, você também é analisado pelo outro.

Para uma análise sobre si mesmo, com um especialista comportamental, é possível fazer o teste para fins pessoais e profissionais, pois, pode ajudá-lo a descobrir seus pontos fortes, suas habilidades, suas competências.

Entre os perfis, é possível separar quatro: comunicador, planejador, executor e analista. “Cada pessoa possui um perfil dominante, que não necessariamente exclui os outros, eles estão presentes em menor escala”, conta Carolina Farina, Analista Comportamental e especialista em liderança feminina.

A especialista conta um pouco mais sobre cada perfil:

  • Comunicador: Comunicativo e de boa lábia, entusiasma-se com novidades e tem grande habilidade em se relacionar.

  • Planejador: Geralmente paciente, mantém um ritmo estável, seja na vida pessoal ou trabalho. Preferem se manter em sua zona de conforto.

  • Executor: Possui autoconfiança e prefere posições dominantes. Também se dá bem em desafios e seu senso de competitividade o impulsiona para frente.

  • Analista: É detalhista e procura o resultado perfeito. Também tem tendência a ser organizado, responsável e cumprir prazos.

“Cada combinação destes perfis é única, e promove à pessoa reações específicas em cada situação e uma visão de mundo diferente”, comenta Carolina.

Saber no que você é bom, suas aptidões, e qual a melhor forma para desenvolver outras capacidades e competências em diversas áreas são as maiores vantagens da Análise Comportamental.