Esporte Últimas

Anjos D´ Água – o voluntariado dentro do esporte

O nado sincronizado é um dos esportes que faz parte do quadro dos jogos Olímpicos. Além da beleza das apresentações, é um esporte completo, pois o atleta que pratica essa modalidade, tem toda uma preparação cardiorrespiratória, condicionamento físico, fortalecimento da musculatura e muita flexibilidade.

 

Em Curitiba, além de levar as filhas para treinar, a publicitária e psicóloga Giorgia Brassac Kniggendorf, junto com a técnica da UTFPr Josiette Dallacqua tiveram a ideia de expandir a possibilidade da prática do esporte, e incluir crianças, de forma voluntária, no nado sincronizado. Desta forma nasceu o projeto Anjos d´Água.

Hoje, o projeto atende 18 crianças, e conta com a participação de oito atletas de nado sincronizado, de quatro mães e da técnica da equipe da UTFPr, que é também a diretora de Nado Sincronizado da Federação Paranaense de Desportos Aquáticos.  Segundo Giorgia, no primeiro ano do projeto, foram na escola polivalente no boqueirão e conversaram com o coordenador para explicar o projeto. “Ele nos autorizou a entregar um folheto explicando o projeto para os alunos do sexto ano, e marcamos uma reunião na escola, para explicar aos pais interessados, como funcionaria. Neste mesmo tempo, já desenvolvíamos o projeto escrito, definindo os valores, nossa missão, nossos objetivos e metas e as funções que cada uma desenvolveria”, explica.

 

O segundo passo, segundo Giorgia foi conseguir um local que pudesse ceder a piscina gratuitamente para a pratica do projeto. “Através de amigos em comum, chegamos na Academia Olímpica, que uma vez por mês, nos cede toda a sua estrutura para podermos ensinar as crianças”, comenta. “Com a piscina resolvida, marcamos a reunião com os pais da escola. Agendamos a data de exame médico dermatológico (conseguimos uma dermatologista voluntária), e iniciamos a seletiva”, explica.

Em todos os encontros, inicialmente acontece uma palestra, de caráter voluntário, onde profissionais de diversas áreas como dentistas, nutricionistas, socorristas, psicólogos entre outros, levam para as crianças e para seus familiares informações sobre bem estar, saúde e segurança. Giorgia conta que muitas das crianças selecionadas nunca haviam entrado numa piscina. “O projeto tem o nome de Anjos d´Água porque são as atletas do nado sincronizado, sob o comando e supervisão da técnica Josiette, que entram na água com as crianças e passam seus conhecimentos e ensinam os movimentos e prática”.

 

Em 2017, segundo ano do projeto, quatro atletas foram selecionados para um treinamento diferenciado e para participação de campeonatos. “O primeiro campeonato foi uma emoção só”, lembra.  Para as crianças que não tem maio, touca e óculos, os pais das atletas se reúnem e compram, ou conseguem usados mas em bom estado e repassam as crianças atendidas.

O projeto até hoje não contou com nenhum patrocínio, foi realizado com a coragem e o coração dos pais das atletas da equipe de nado sincronizado da UTFPr. “Os pais e mães se disponibilizam a ajudar. Nos sábados à tarde – uma vez por mês, as atletas e suas mães abrem mão de seu tempo e vão ajudar, é simples”, finaliza Giorgia.

 

Para participar do projeto a criança deve estudar em escola da rede pública de ensino, e ter entre 11 e 13 anos e obrigatoriamente participar da seletiva. Mais informações pelo facebook do projeto @ProjetoAnjosdaAgua.

 

2 Replies to “Anjos D´ Água – o voluntariado dentro do esporte

  1. Pois bem! Sou pai de dois alunos do projeto Anjos D’água, Lucas e Beatriz Sammartino e tem sido muito bom pros dois! Agradeço imensamente pela oportunidade que a psicóloga Geórgia e a treinadora Joca deram aos meus filhos! Muito sucesso ao projeto e sucesso a todos os organizadores!!

  2. Boa Tarde, Márcio!
    Obrigado por seu comentário! Foi muito interessante começar o nosso site com projetos como esse e estaremos divulgando mais ações semelhantes.
    A ideia do Believe News é disseminar boas ações. Nos acompanhe aqui e também por nossas redes sociais no Facebook e Instagram que teremos novidades como essa do Projeto Anjos D´Água!
    Seja bem-vindo ao Portal Believe News!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *