Morar Bem Novidades

Arauco apresenta Lançamento Lihat na CASACOR Paraná

A Arauco, segunda maior produtora de painéis de madeira do mundo, marca presença pelo 4º ano consecutivo na edição paranaense da principal mostra de arquitetura, decoração e paisagismo do país, a CASACOR. Com o tema ‘Casa Viva’, a 25ª edição da mostra em Curitiba, ocorre de 13 de maio a 30 de junho, em uma mansão campestre situada no bairro Vista Alegre.

A Arauco, além de apresentar lançamentos e produtos de portfólio aplicados de forma criativa e funcional pelos especificadores do Paraná, ainda tem uma história para contar. Após adquirir a Masisa do Brasil, a marca é a empresa com a maior quantidade de texturas e o portfólio mais completo do mercado. São mais de 100 padrões que aliam versatilidade, inovação e sofisticação. Entre eles, o Lançamento Lihat, composto por painéis que foram expostos pela primeira vez na Expo Revestir deste ano, e outros sucessos da marca aplicados em seis ambientes, com destaque para o Bistrot & Bar Arauco, projetado pelo arquiteto Eduardo Mourão, com os padrões Norus e Truffel.

De acordo com a coordenadora de Comunicação e Marketing da Arauco, Fabíola Molteni, a quarta participação consecutiva da marca na CASACOR Paraná será de celebração, comemorando o 25º aniversário da mostra paranaense e o momento de mercado da Arauco, uma empresa que consolida cada vez mais seu espaço na preferência dos especificadores, trazendo para o mercado produtos que são tendência mundial no setor. “Eventos prestigiados como a CASACOR são oportunidades ideais para estreitar relacionamento com nosso público alvo e apresentar nosso portfólio aplicado em projetos”, declara.

Ambientes Arauco

Bistrot & Bar Arauco

foto de Eduardo Macarios

Com a proposta de um ambiente arrojado e sofisticado, que vai proporcionar aos visitantes da mostra momentos agradáveis de lazer, o arquiteto Eduardo Mourão assina o Bistrot & Bar Arauco. As paredes do local, com aproximadamente 60m², foram revestidas com o padrão Norus (Lançamento Lihat) e mescladas com telas de artistas consagrados, esculturas em bronze, cadeiras de aço e uma iluminação spot lighting envolvente.

A inspiração para o ambiente vem das constantes viagens do arquiteto em busca de soluções e atitudes que privilegiam o ‘life style’ descomplicado. “O Bistrot é bastante funcional e conta com um balcão central de atendimento para facilitar o serviço aos visitantes. Para complementar, a trilha sonora embala o desejo de permanência no ambiente, favorecendo momentos de lazer e descontração”, explica Mourão.

Lounge 25 anos

Foto de Eduardo Macarios

Com projeto de Viviane Loyola, o espaço de convivência foi orientado sob três pilares: beleza, sofisticação e aconchego. O ambiente de 120 m², propício para o convívio e integração das pessoas, tem paredes revestidas em marcenaria com acabamento do padrão Gris Chess e ripado com o padrão Truffel. Para a área externa, a arquiteta optou pelo Super MDF Masisa, um material desenvolvido para áreas externas, podendo ser exposto a chuva e sol por até 50 anos sem perder suas características.

“Nossa proposta neste ano alia a sofisticação dos materiais com a contemporaneidade do mobiliário solto. A nobreza do cinza juntamente com o elegante e discreto das pedras torna o ambiente funcional e aconchegante. As paredes revestidas em um tom mais quente contrastam com o mobiliário de tecidos claros e dourado da Artefacto, o que torna o ambiente mais luxuoso e acolhedor ao mesmo tempo”, afirma Viviane.

Louçaria da Casa

Os arquitetos Taciana Nakalski e Alexandre Masselai, do escritório TN Arquitetura e Interiores, desenvolveram um projeto com foco na funcionalidade e

Foto de Eduardo Macarios

utilidade das louçarias de casas tradicionais. Com estilo retrô, o ambiente inova na harmonização dos materiais como peças em ferro trabalhadas na cor cobre, espelhado, ladrilhos esmaltados e cimento alisado.

“Os painéis de MDF Carvalho Dakar e Branco Supremo foram fundamentais para compor os armários e gaveteiros que armazenam as louças durante a mostra. Além disso, há um balcão principal que também serve como suporte para duas adegas centrais”, ressalta Taciana.

Toilette masculina

Com uma proposta minimalista, a toilette masculina projetada pelas arquitetas Mônica Pajewski e Camila Rocha explora a sutileza de formas orgânicas e elementos naturais. As profissionais trabalharam com dois padrões de MDF da Arauco, entre eles o Nordic. O produto foi aplicado nas divisórias das cabines dos sanitários em formato de chapa, demonstrando todos os veios do padrão. O branco predomina em todo o espaço com tonalidade escura focada nas louças sanitárias e na cuba de apoio, o que confere ao ambiente uma atmosfera sutil e elegante.

Foto de Eduardo Macarios

Segundo Mônica, os grandes e inusitados diferenciais do projeto são as plantas expostas de ponta cabeça no forro do ambiente. “Uma plataforma automatizada, que é acionada por controle remoto, desce o jardim a uma altura que possibilita a rega das plantas. A nossa principal inspiração foi sair da zona de conforto, evitamos trabalhar com cores escuras só por tratar-se de um banheiro masculino. Criamos um efeito de iluminação ousado e mantivemos o plano de fundo monocromático”, explica.

Espaço Renault

Christian e Richard Schönhofen, do escritório Schonhofen Arquitetura e Interiores, trabalharam com quatro padrões da Arauco no ambiente Espaço Renault: Lassen e Nude revestem as paredes e o Fresno Negro foi aplicado na escrivaninha. Para a área externa, os profissionais criaram um conjunto de bancos com superposição de 30 camadas do Super MDF.

Foto de Eduardo Macarios

“Criamos um espaço de convivência extremamente agradável, integrando área interna e externa, dosando os elementos para compor um ambiente prático e confortável voltado ao bem-estar”, comenta Christian Schönhofen.

Balcony

Um convite para o descanso em harmonia com a natureza, essa é a proposta da arquiteta e urbanista Carla Grüdtner, que assina o ambiente Balcony na CASACOR Paraná 2018. O espaço externo com 47m² se torna acolhedor com a aplicação do MDF Castanho da Arauco ripado no teto e na parede.

Foto de Eduardo Macarios

Para complementar o espaço, a arquiteta optou por vegetação natural, obras de arte e móveis de design com cores vinho e cinza, que contrastam com os cobogós de concreto da artista Ana Paula Castro e o balanço Pêndulo de Ruy Ohtake, da Tidelli.

“O uso do padrão madeirado da Arauco foi escolhido para compor o ambiente com as aberturas em madeira já existentes e preservadas, além de oferecer o contraste com o concreto”, explica Carla.