Cultura Novidades

Atividades de dança são destaque na programação das Oficinas Culturais

Atividades de artes visuais, escrita e produção cultural também fazem parte da agenda de março

As Oficinas Culturais, programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e gerenciado pela Poiesis, oferecem atividades gratuitas de dança, artes visuais, escrita e produção cultural durante o mês de março.

Ateliê Aberto de Gravura é um espaço destinado à produção e desenvolvimento de trabalhos no âmbito da linguagem gráfica, possibilitando a prática da xilogravura e da gravura em metal, bem como de variantes alternativas desses processos. Os participantes terão acesso à estrutura necessária para gravação e impressão, além de auxílio técnico, sendo necessário apenas providenciar os materiais individuais. A proposta é indicada para quem já tem alguma experiência na área e necessita de estrutura adequada para desenvolver seus trabalhos. O ateliê será realizado às segundas-feiras, de 1 de março a 26 de abril, das 13h30 às 16h30 na Oficina Cultural Oswald de Andrade. Para participar, é necessário se inscrever até o dia 15 de março, neste link.

A oficina escultura tridimensional em papel machê trará ao participante o conhecimento da arte tridimensional ao estimular a criatividade e, ao despertar talento e habilidades na produção de uma escultura. Com materiais próprios ou kits retirados na Oficina Cultural, os interessados poderão criar diversas peças de decoração a partir da técnica aplicada e receberão orientações sobre a possibilidade de empreender na área artística com as obras produzidas e complementar sua renda. O material será disponibilizado gratuitamente para Delivery Cultural. Pela plataforma Zoom, os encontros acontecerão de 9 a 30 de março, às terças-feiras, das 9h30 às 11h. As inscrições estão abertas até o dia 1 de março neste link .

Na oficina Corpo Consciente – O movimento e a escrita a partir da técnica Klauss Vianna, serão conduzidas práticas de experimentação corporal a partir do trabalho de pesquisa do OBARA – Grupo de Pesquisa e Criação. Trabalhando os tópicos principais da Técnica Klauss Vianna, o objetivo é propiciar a experimentação de um processo de conscientização maior dos indivíduos em relação a si mesmos, a seus padrões físicos e comportamentais, ao espaço que os rodeia, e em relação à sua comunidade. A oficina acontecerá de 9 de março a 1 de abril, terças e quintas-feiras, das 10h às 12h30. As inscrições estão abertas até o dia 3 de março, neste link .

O celular é o novo moleskine é a oficina de criação literária em que serão utilizados recursos digitais para a construção da narrativa e para a elaboração de textos. O aparelho celular será uma forma de olhar e registrar a realidade, não apenas lançando mão de fotos mas, também de vı́deos digitais. A Oficina é dividida em quatro módulos: estudo de cenas clássicas da literatura; como usar o celular como o novo Moleskine; aprendendo a criar escaletas digitais; transcriando imagens pela escrita. Os encontros acontecerão pelo Zoom de 10 de março a 30 de abril, quartas e sextas-feiras, das 18h às 19h30. As inscrições devem ser feitas neste link até o dia 7 de março.

Compreender o corpo como território de saberes ancestrais afrodiaspóricos, como espaço de resiliência e transgressão é o objetivo da live Afro-narrativas em dança. Para discorrer sobre essas novas narrativas,foram convidadas Vânia Oliveira e Vera Passos, com mediação de Kelly Santos. A live será transmitida no YouTube das Oficinas Culturais no dia 11 de março, quinta-feira, das 19h às 20h.

O espetáculo Platô é um trabalho que transita com a memória, a passagem do tempo, a mudança dos corpos, o correr das histórias. Corpos que se reencontram no tempo e no espaço, trajetos que se acompanham por muito tempo, desviam e voltam a se tocar. A exibição será no dia 12 de março no Instagram @insaio e no dia 1 de abril no YouTube das Oficinas Culturais.

O Festival 45+ de duetos de dança live é um festival on-line de valorização do trabalho de bailarinos e bailarinas com mais de 45 anos. Na programação serão apresentados duetos e mesas de discussão. O festival será exibido pelo YouTube e Facebook das Oficinas Culturais com retransmissão no YouTube do Atelier Cênico, de 16 a 21 de março. As mesas de debate têm início às 11h e os espetáculos às 20h.

A oficina Conexão entre dança contemporânea e danças brasileiras apresentará aos participantes as danças brasileiras de origem africana e ameríndias como o Frevo, Samba de Côco, Bumba meu Boi e Maracatu Rural, trazendo novas possibilidades e qualidades de movimentos. A oficina será realizada pelo Zoom, nos dias 22, 24, 29 e 31 de março, das 10h às 12h. As inscrições devem ser feitas neste link até o dia 10 de março.

A oficina Lei Aldir Blanc: Prestação De Contas – Subsídio Inciso II E Editais Inciso III será dividida em duas turmas, sendo a primeira destinada aos gestores públicos e a segunda à sociedade civil. A oficina tem como objetivo apresentar conceitos e discutir a aplicação da Lei Aldir Blanc (Lei federal 14.017/2020) em municípios do Estado de São Paulo, a partir das bases estabelecidas pela regulamentação da mesma. Será abordado especificamente o Inciso II (subsídio; Tipos de gastos possíveis de acordo com a regulamentação federal e algumas referências municipais; Prazo e forma da prestação de contas); Inciso III (editais; Tipos de gastos possíveis; Formas mais comuns de prestação de contas de editais de concurso e premiação; Como elaborar um relatório; Juntada de documentos e guarda de notas fiscais); e, por fim, um panorama da prestação de contas dos entes municipais com a gestão federal. Estes conteúdos serão tratados de formas diferenciadas visando a atender as demandas de gestores públicos e da sociedade civil quanto aos processos de prestação de contas da LAB.

A atividade para gestores públicos acontecerá de 15 a 19 de março, das 10h às 12h, e as inscrições devem ser feitas neste link até o dia 3 de março. Para a sociedade civil, a oficina acontecerá nos dias 23 e 25 de março, das 18h às 20h, e os interessados podem se inscrevem neste link até o dia 3 de março.