Cultura Educação

Campanha do Agasalho da UniCesumar em Curitiba: arrecadações começam nesta segunda-feira (29)

Ação foi desenvolvida pelos alunos dos cursos de Comunicação, desde propósito da campanha ao layout de divulgação, e tem o apoio do departamento de Responsabilidade Social e do SESC

A chegada do inverno é marcada por atos de solidariedade destinados a pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social. Uma dessas iniciativas veio dos alunos dos cursos de Comunicação da UniCesumar, que criaram a campanha “Esvazie seus cabides – abra seu coração” para arrecadar itens como roupas, calçados, agasalhos e cobertores. Com o apoio do Serviço Social do Comércio (SESC) e do departamento de Responsabilidade Social da Instituição, a ação começou nesta segunda-feira (29) e ocorrerá até o dia 27 de julho.

Desenvolvida pelos estudantes dos cursos de Comunicação e Multimeios, Jornalismo e Publicidade e Propaganda, a ação será realizada nos campi de Maringá, Curitiba, Ponta Grossa e Londrina. “Foi uma oportunidade para nós, alunos, além de utilizarmos na prática o que aprendemos nas aulas sobre formas de linguagem, também já irmos nos acostumando com uma das atuações da comunicação, que é a criação de campanhas, e consequentemente já contribuindo com a sociedade, com a arrecadação na UniCesumar”, diz Luanna Ferro Palazzo de Mello, aluna do 1º semestre de Publicidade e Propaganda.

A estudante reforça a alegria de participar do projeto. “Organizar a arrecadação é algo que nos permite contribuir de alguma forma com quem não tem condições e precisa se manter aquecido nesse inverno.”

A ação foi idealizada e desenvolvida nas aulas da professora Tayza Rossini pelo segundo ano consecutivo. “Enquanto docente, é extremamente gratificante e significativo acompanhar o desenvolvimento desse projeto acadêmico que, pelo segundo ano consecutivo, ganha um caráter social. Esperamos que, melhor que no ano passado, as doações alcancem um maior número de pessoas e que os alunos dos anos que virão se sintam motivados e inspirados a continuarem essa ação do bem”, enfatiza.

Para a coordenadora dos cursos de Comunicação da UniCesumar, Juliana Lima, a atividade é importante para que os alunos possam unir teoria e prática. “Além de estarem fazendo uma ação que tem um propósito de responsabilidade social, eles também já começam a colocar em prática o que estão desenvolvendo no curso, o que os aproxima da realidade profissional. Somos gratos, também, por a UniCesumar ter possibilitado que os próprios alunos criassem uma campanha com tanto impacto social.”

A coordenadora de Responsabilidade Social da UniCesumar, Francieli Muller Prado, explica que realizar a ação em conjunto é importante, visto que o inverno é agravado por situações como a crise econômica e a pandemia de Covid-19. “Nosso objetivo é, juntos, atender as pessoas que estão em situação de vulnerabilidade. Uma iniciativa dessas vinda dos alunos nos deixa cheios de orgulho, ainda mais se tratando de uma Instituição que tem como um dos pilares trabalhar com esse aspecto humano do cuidado e da assistência à população”, pontua.

Para garantir a segurança durante a pandemia de Covid-19 e evitar aglomerações, os itens a serem doados poderão ser entregues na guarita do campus da UniCesumar em Curitiba entre as 8h e as 18h.