Mundo Empresarial

CGN Brasil recebe o prêmio National Quality Award 2020

Atuando no Brasil há cerca de 2 anos, a CGN Brasil acaba de receber um importante reconhecimento, o prêmio National Quality Award 2020 certificado pela International Quality Company. A premiação de nível internacional é voltada para organizações, empreendedores e profissionais de destaque que contribuem efetivamente para o desenvolvimento social e econômico global.

Com sede em Curitiba (PR), a CGN Brasil é uma subsidiária da CGN Energy International Holding (CGNEI). A companhia ingressou no Brasil em 2019, através das aquisições da Atlantic Energias Renováveis (que pertencia à gestora britânica Actis) e de projetos eólicos e solares da Enel. Atualmente, a CGN Brasil é a quinta maior geradora de energia limpa do país e contribui para a geração de empregos e para o fortalecimento da economia brasileira.

Só neste ano, a empresa vai investir de forma sólida em vários projetos e pretende triplicar a capacidade de geração no Brasil nos próximos anos através da construção de usinas eólicas e solares e da aquisição de projetos novos e em operação.

Breve História sobre os primeiros Prêmios de Qualidade:
Em 1951, o Japão lançou o primeiro Prêmio de Qualidade por meio da União Japonesa de Cientistas e Engenheiros – JUSE. Na ocasião, foi instituído o Prêmio Deming de Qualidade, em homenagem ao professor norte-americano W. E. Deming.

Em 1959, a American Society for Quality Control dos Estados Unidos lançou a Medalha Edward, que também é um prêmio de qualidade relacionado à boa gestão empresarial.

Em 1987 foi lançado o Prêmio Malcom Baldrige, que passou a seguir critérios de gestão da qualidade para homenagear empresas.

Desde então, vários outros países criaram premiações voltadas para o reconhecimento do bom desempenho e excelência de organizações e profissionais.

O National Quality Award no Brasil

Em 2000, a International Quality Company criou o prêmio de qualidade aqui no Brasil. O objetivo deste prêmio é homenagear profissionais e organizações que se destacam pela qualidade de seus produtos e serviços.
Criteriosa na concessão das certificações e do Selo Quality, a premiação é concedida às empresas por seu caráter qualitativo, que avalia a qualidade dos serviços e produtos oferecidos independentemente dos métodos e metodologias de gestão utilizados.

Objetivo, visão, missão e valores do National Quality Award:

O objetivo geral do National Quality Award é reconhecer profissionais e empresas que se destacam no mercado nacional e contribuem para o desenvolvimento social e econômico brasileiro.

O National Quality Award visa contribuir com as organizações na busca pela qualidade, primando sempre pelo bem-estar das pessoas, pela integridade do meio ambiente, o uso da tecnologia e a competitividade nacional. Assim, a empresa tem como missão ser a instituição de referência no reconhecimento de organizações e profissionais que contribuem para o desenvolvimento socioeconômico do nosso país.

Todo esse trabalho é desenvolvido com base nos seguintes valores:

  • Compromisso ético;
  • Igualdade, justiça e paz social;
  • Integridade;
  • Transparência;
  • Cooperação;
  • Responsabilidade social.

Critérios de avaliação do prêmio de qualidade

Para premiar as melhores empresas e profissionais, a International Quality Company leva em consideração técnicas de administração e estabelece normas de avaliação sem prescrever metodologias e ferramentas de gestão, não interferindo assim, na estrutura das organizações premiadas.

Veja abaixo os critérios utilizados para o prêmio de qualidade:

  • Liderança;
  • Estratégias e planos;
  • Clientes e comunidade;
  • Informação e análise;
  • Gestão de Pessoas;
  • Gestão de processos;
  • Meio Ambiente;
  • Resultados.

Processo de seleção para o prêmio International Quality Company

Para a realização do prêmio de qualidade, a International Quality Company realiza pesquisas de mercado com foco em profissionais e empresas e sua gestão de qualidade e responsabilidade. É importante que cada profissional e organização tenha um manual da qualidade, que contenha o amadurecimento da gestão administrativa considerando suas respectivas etapas.

Além disso, deve conter os requisitos utilizados pela organização para atingir seus objetivos e colocar seus padrões em prática.

Em geral, o manual de qualidade deve ter um script que aborde os seguintes itens:

  • Responsabilidade administrativa;
  • Sistema de qualidade;
  • Análise crítica do contrato;
  • Controle de projeto;
  • Controle de dados e documentos;
  • Controle de produtos e serviços oferecidos;
  • Rastreabilidade do produto;
  • Controle do processo;
  • Controle de produtos e serviços não conformes;
  • Ações corretivas;
  • Controles de registro de qualidade;
  • Auditorias de qualidade internas;
  • Treinamento;
  • Serviços associados;
  • Técnicas estatísticas.