Bon Vivant Novidades

Chegada do Outono proporciona momentos ideais para brindar com vinho

A dica é escolher tintos de corpo mais leve e textura macia, considerados fáceis de beber. Isso porque eles podem acompanhar algum prato ou petisco, mas também podem ser aproveitados sozinhos num fim de tarde no sofá

 

Considerada a estação mais sossegada do ano, a chegada do Outono marca a transição do extremo de dois ciclos (frio e calor). Por isso, durante o período, é normal ficarmos mais calmos e preguiçosos, já que o próprio corpo pede por conforto, aconchego e comida. A estação, conhecida por ser intermediária, onde o clima não é muito quente e nem muito frio, é marcada por tardes frescas e momentos ideais para um piquenique no parque. Além disso, ficar em casa, cozinhar com os amigos ou, até mesmo, preparar uma maratona de séries são alguns dos hábitos mais comuns.

De acordo com Natália Cacioli, sommelière da Evino, o clima típico da estação pede um vinho a qualquer hora. “Quando eu penso em outono, me vem à cabeça uma estação mais amena, com temperaturas frescas, onde já podemos colocar uma blusa ou um cobertor nas pernas. Por isso, a dica é escolher vinhos tintos de corpo mais leve e textura macia, considerados fáceis de beber. Isso porque eles podem acompanhar algum prato ou petisco, mas também podem ser aproveitados sozinhos num fim de tarde no sofá”, explica.

Tempranillo de safras mais recentes sem barrica ou com uma breve passagem em carvalho, classificados como “Crianza” na Espanha ou um tinto da região de Rioja vão cair como uma luva. Já um vinho francês de Côtes du Rhône, feito com as uvas Grenache e Syrah, também é uma ótima pedida. Da Itália, vale provar um Primitivo de Puglia jovem e sem barrica, que tem um estilo macio e frutado. Também não tem como errar optando por um Merlot ou, se preferir um vinho branco, um Chardonnay com breve passagem por barrica – considerada a melhor companhia para uma tábua de queijos num fim de tarde.

Durante o Outono podemos ousar em combinações e aproveitar diversos momentos e programas para degustar um bom vinho, já que a taça pode ser considerada a companhia ideal para um dia de edredom, pantufa e barulho de chuva à janela, características habituais peculiares da estação.

Conheça cinco harmonizações curiosas e ideais para um brinde no Outono:

Balde de pipoca

De acordo com a sommelière, a aposta harmoniza bem com vinho rosé ou branco com breve passagem em carvalho. O branco barricado ganha características amanteigadas e que vão casar muito bem com a pipoca. “A pipoca é salgada. Então a dica é evitar vinhos com um teor alcoólico muito alto, porque o álcool acentua ainda mais o sabor do sal”, explica.

Brigadeiro de colher

Vinho de sobremesa, como um vinho do Porto. Doce com doce não tem como errar. “Já se quiser descobrir algo diferente, prove com um Syrah ou um português do Douro“.

Massa instantânea

Quem está a fim de um macarrão que fica pronto em três minutos não vai se preocupar com harmonização, né? Mas se é pra entrar na brincadeira, esses temperos prontos são bastante condimentados, então apostaria num vinho branco aromático, como Moscatel ou Torrontés. Mas se for pra fazer uma massinha rápida com molho vermelho (pode ser molho pronto – não tem problema) aposte em um italiano, como Chianti ou Toscana Rosso.

Sorvete

Parece a aposta mais difícil, mas consumir vinho com sorvete é simples e delicioso. “Essa sugestão não tem erro. Qualquer espumante demi-sec ou doce propicia uma harmonização incrível”, pontua Natália.

Sopas e caldos

Se existe combinação melhor que caldo verde e um tinto português eu desconfio. Não é ciência! É só gostoso, mesmo. Para um caldinho de legumes ou sopa de cebola, Sauvignon Blanc vai cair bem. Já um caldo de feijão harmoniza bem com Syrah jovem e sem barrica.

Sobre a ( evino ):

Um dos maiores e-commerces e aplicativos de vinho do país e maior importadora de vinhos franceses e italianos, a Evino nasceu para oferecer oportunidades únicas, com a melhor seleção de vinhos, ao melhor preço, através da melhor experiência de compra, sempre quebrando barreiras e criando conexão entre pessoas por meio do vinho.

Site: www.evino.com.br