Educação Mundo Empresarial Novidades

Cinco livros para levar empreendedores ao sucesso

Traçar novas metas, criar planos para ir atrás dos objetivos e concretizar o sonho do próprio negócio são algumas das tarefas desafiadoras que fazem parte do dia a dia de um empreendedor. Planejamento, dedicação, autorresponsabilidade e persistência são alguns dos degraus que precisam ser percorridos na rota do empreendedorismo. Para ajudar a encontrar o caminho do sucesso, listamos abaixo livros para mudar de mentalidade, trabalhar melhor em equipe e se inspirar com as histórias de empreendedores de sucesso.

1. O Poder da Autorresponsabilidade

Encontrar em si a força necessária para assumir responsabilidades dos seus resultados e, a partir deste ponto, as rédeas de sua vida: essa é a proposta do livro do Master Coach Paulo Vieira, fundador da Febracis, a maior instituição de coaching das Américas, e desenvolvedor do Coaching Integral Sistêmico (CIS). A obra, lançada pela Editora Gente, tem como objetivo gerar alta performance e mudança de vida em pouco tempo através da “Autorresponsabilidade” – princípio que nada mais é do que a conscientização de que somos responsáveis por todos os nossos resultados, sejam eles positivos ou negativos. Essa premissa, aliada a exercícios de coaching e a reprogramação de crenças, gera mudanças de comportamentos e ganhos no campo da Inteligência Emocional

Além disso, o autor traz em sua obra conceitos aplicados no Método CIS – um dos maiores eventos de inteligência emocional com o propósito de ajudar pessoas a eliminar os obstáculos emocionais e alcançar a alta performance – que terá sua próxima edição realizada entre os dias 4 e 6 de maio, em São Paulo. Conhecido como o maior curso de Inteligência Emocional das Américas, o Método CIS deve receber cerca de 4 mil pessoas para três dias de imersão em temas como controle das emoções, mudança de crenças e inteligência emocional, com o propósito de quebrar as barreiras que nos afastam dos objetivos que desejamos alcançar. Realizado há mais de 18 anos, o Método CIS surpreende com seus resultados, tendo impactado mais de 350 mil pessoas. As inscrições estão abertas pelo site: lp.febracis.com.br/metodo-cis/.


2. Gestão do Amanhã

Realizado a partir de pesquisas conduzidas ao longo dos últimos três anos e estudos sobre cem companhias do mundo todo, os autores Sandro Magaldi e José Salibi Neto buscam apontar para os leitores quais serão os caminhos da gestão (e dos negócios) do futuro. Pelo ineditismo da obra, Jorge Paulo Lemann, um dos maiores nomes no mundo em empreendedorismo, afirmou que se trata de “uma obra importante que ensina, por meio de conceitos modernos e casos práticos, profissionais e empresas a competir em uma economia baseada em rupturas”. O livro “Gestão do Amanhã” apresenta ainda estudos que mostram que mais de um terço das competências requeridas para as profissões que serão relevantes até 2020 não são consideradas fundamentais hoje e que 45% das tarefas executadas por seres humanos hoje serão automatizadas no futuro. A obra analisa ainda como estabelecidas companhias estão inovando em um ambiente tão incerto e, ao mesmo tempo, competitivo.


3. Vamos Juntos!

O livro Vamos Juntos! (Editora Gente) foi escrito pela jornalista Ana Laranjeira e por Renato Saraiva, e conta ainda com prefácio do psicólogo Roberto Shinyashiki. A obra narra a trajetória empreendedora e concurseira de Saraiva, fundador de uma das mais renomadas escolas preparatórias para concursos do Brasil – o CERS (Complexo de Ensino Renato Saraiva). Com ele, você aprenderá que: quando você divide as conquistas e responsabilidades, os benefícios e retornos se multiplicam e todos saem ganhando; A fé sozinha não faz nada: ela anda de mãos dadas com o trabalho; nada é tão bom que não possa ficar ainda melhor.


4. Em nome do Pai

Escrito por Pena Placeres e Ivani Cardoso, o livro “Em Nome do Pai – A história da maior rede de pizzarias do Brasil, e os ensinamentos do seu criador, Rubens Augusto Júnior” narra em episódios incríveis e marcantes, a infância marcada por dificuldades até o caminho bem-sucedido. Uma série de fatos intrigantes, curiosos e, especialmente, inspiradores. Um destaque do livro é a criação da Patroni, que veio de um gesto altruísta: auxiliar seu pai, Rubens Augusto, a curar a depressão.


5. 25 verbos para construir sua vida

O Alberto Saraiva, fundador e presidente de uma das maiores redes do mercado, Habib’s, relata no livro dicas e conselhos profissionais, emocionais, físicos e espirituais. Os verbos vão relembrando sua trajetória profissional para incentivar os leitores, desde o sonho de ser médico, passando pelo difícil momento que seu pai foi assassinado o que fez com que assumisse o negócio para sustentar a família. O livro também conta com frases inspiradoras!