Bem Estar Esporte Saúde

Cinco movimentos para transformar o corpo

No Dia Mundial da Atividade Física, 
conheça exercícios poderosos que podem ajudar a melhorar a sua saúde

O sedentarismo é um dos principais fatores para doenças vasculares, obesidade, diabetes e doenças crônicas. Segundo dados recentes divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), um a cada quatro adultos no mundo são sedentários e o compromisso da instituição é diminuir esse número em 15% até 2030.

A prática esportiva é importante não só para os benefícios físicos do corpo, mas também é fundamental para a sociabilidade e mente – já que fazer exercícios libera a serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e bem-estar. Para incentivar aqueles que ainda não praticam nenhuma atividade, o Master Trainer de Strong By Zumba®, Giuliano Cangiani, elencou cinco exercícios que trabalham o sistema cardiovascular e tonificam a musculatura do corpo todo.

“O objetivo desse treino, que usa apenas o peso do próprio corpo, é manter o batimento cardíaco elevado, otimizando a queima de calorias. Ele também gera o efeito EPOC, quando o organismo continua queimando calorias após a atividade, por conta da alta intensidade. Tudo isso em apenas 60 minutos de treino, ideal para aqueles que possuem uma rotina agitada. Não tem mais desculpa!”.

1.       Squat ou agachamento

O exercício é muito eficaz para trabalhar os membros inferiores, em especial coxas e bumbum. “É importante atenção na execução: pés alinhados com os ombros, tronco reto ao agachar, sempre olhando para a frente, mantendo o peso nos calcanhares sem deixar que os joelhos ultrapassem a linha do pé”, explica Giuliano.

2.       Lunge ou avanço

Também é focado nos membros inferiores. É um exercício intensivo para quadríceps, gémeos, glúteos e bíceps femorais. “Erros comuns são quando o aluno leva o joelho à frente do pé, curva a coluna e traz o joelho para dentro”, alerta o Master Trainer.

3.       Plank ou Prancha

Focado na concentração de força isométrica – sem movimentos – que envolve manter-se em uma posição por um longo período. “Esse é um dos exercícios mais eficazes para quem deseja definir o abdômen. É importante sempre ter em mente durante a execução, que o esforço deve estar todo concentrado nessa região”, explica Giuliano.

4.       Pushup ou flexão de braços

Nada mais é do que o simples movimento de se empurrar do chão. Giuliano explica a importância do exercício “ele é um dos mais completos pois trabalhamos além da parte superior – braços, peito e ombros – a musculatura do abdômen”. 

5.       Jumping Jacks ou polichinelos

Os polichinelos são extremamente importantes para aquecer o corpo. “Muitos costumam subestimar a importância desse exercício e o relacionam a uma atividade puramente aeróbica. Eles aumentam a frequência cardíaca e fazem os músculos trabalharem bastante”, finaliza o Master Trainer. 

Para encontrar uma aula de Strong By Zumba® mais próxima, que reúne todos esses exercícios, sincronizados com a música, acesse www.strongbyzumba.com.