Cultura Educação Novidades

Clube do Livro promove encontro no sábado (18), em Ribeirão Preto

Programa mensal da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto traz para roda de debate “Lavoura Arcaica”, obra de Raduan Nassar, um dos grandes autores brasileiros

O próximo encontro do Clube do Livro, promovido pela Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, acontece no dia 18 de agosto (sábado) a partir das 16h. A narrativa escolhida para o mês de agosto foi Lavoura Arcaica, escrito por Raduan Nassar, um dos maiores escritores da literatura nacional. O evento será realizado na sede da Fundação, que fica na Rua Professor Mariano Siqueira, 81, no bairro Jardim América. A entrada é gratuita e qualquer interessado em literatura pode participar.

Neste mês de agosto, o grupo propôs um desafio literário aos integrantes: a obra de Raduan Nassar, conhecida por ter uma narrativa pesada e com protestos. O romance conta com 30 capítulos. “A obra tem um texto que entrelaça o novelesco e o lírico, através de um narrador em primeira pessoa. O livro é sobretudo uma aventura com a linguagem”, explica a curadora do Clube do Livro e bibliotecária, Gabriela Bazan Pedrão.

Lavoura Arcaica trata de uma recriação da parábola bíblica do filho pródigo, André, o narrador-protagonista, que ao se preparar para voltar para casa, reflete sobre a estrutura familiar que o fizera partir. A autoridade é encarnada pela figura paterna, cujo discurso consiste em defender a impossibilidade de vida fora do âmbito da família.

Raduan Nassar nasceu em 1935, em Pindorama (SP), filho de pais libaneses. Na adolescência foi com a família para São Paulo, onde cursou Direito e Filosofia na USP. Exerceu diversas atividades e estreou na literatura em 1975 com Lavoura Arcaica. Possui livros traduzidos na Espanha, França e Alemanha e é considerado um dos maiores autores da língua portuguesa.

Com apenas três livros publicados, é considerado pela crítica como um grande escritor e comparado a nomes consagrados daliteratura brasileira, como Clarice Lispector e Guimarães Rosa. Segundo especialistas em literatura, tais atributos estão relacionados à qualidade de sua linguagem e à força poética da sua prosa. Raduan tornou-se mais conhecido pelo público em geral com as versões cinematográficas de Um Copo de Cólera e Lavoura Arcaica.

A curadora do Clube do Livro diz que Lavoura Arcaica é um romance que foge dos tradicionais e dos mais conhecidos da literatura brasileira. “Ele está fora da zona de conforto, o que ajuda o grupo a conhecer novos autores, livros e estilos”, diz.

Gabriela afirma que a escolha do livro foi feita em conjunto com os participantes e destaca a importância da obra. “Temos um cronograma e escolhemos juntos, mas procuro sempre mesclar entre autores nacionais e internacionais. E um clássico da cultura nacional é sempre bem-vindo”.

O Clube do Livro

A atividade faz parte do Plano Anual da Fundação e conta com incentivo à cultura por meio do Programa de Ação Cultural – ProAC. O Clube do Livro tem como principal objetivo criar um espaço para debater e refletir sobre as diferentes nuances de textos literários.

O clube é uma forma de estimular a leitura e passear por narrativas de diversos autores. É formado por participantes de diferentes idades e aberto à comunidade da cidade e região, sempre com entrada gratuita. Hoje é um dos principais programas permanentes da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto.

SERVIÇO:

O que: Clube do Livro da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto

Data: 18 de julho de 2018 (sábado)

Horário: 16h

Local: Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto

Endereço: Rua Professor Mariano Siqueira, 81, no Jardim América.

Informações: (16) 3911-1050

OBS – Atividade gratuita. Inscrições pelo email: clubedolivro@fundacaodolivroeleitura.com.br

Sobre a Fundação

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade. Hoje, é considerada a segunda maior feira a céu aberto do país.

Com uma trajetória sólida e projeção nacional e internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura com calendário de atividade durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do Proac.