Educação Novidades

Com convidados internacionais, Cesuca promove o III Encontro de Educação entre os dias 16 e 18 de novembro

Evento deste ano terá como centro do debate os aspectos ligados às políticas públicas para a educação, além de experiências internacionais bem-sucedidas de diversidade e inclusão social; Encontros ainda contarão com a participação de profissionais estrangeiros, como o de professores da Pontificia Universidad Católica Argentina (UCA)

O Centro Universitário Cesuca — Instituição que integra a Cruzeiro do Sul Educacional — promove, entre os dias 16 e 18 de novembro, o III Encontro de Educação do Cesuca – Seminário Internacional sobre Políticas Públicas, Diversidade e Inclusão: Perspectivas Brasil-Argentina. Objetivo do evento é debater, analisar e extrair insights do contexto atual em torno do tema “políticas públicas” e “diversidade e representatividade”.

Com atividades práticas e teóricas, como palestras e oficinas, a programação on-line é destinada aos acadêmicos dos cursos de licenciatura, professores, gestores educacionais e demais interessados no tema. O encontro terá a participação de professores da Pontificia Universidad Católica Argentina (UCA), importante instituição educacional daquele país.

A proposta do III Encontro de Educação, vale ressaltar, também contempla uma experiência prática entre professor e participantes da oficina, em busca da construção do conhecimento por meio das vivências dos alunos, em uma relação entre teoria e prática.

Uma dessas oficinas de troca de experiências irá acontecer por meio da leitura de um livro de literatura infantil, com confecção de “dobraduras” ao longo da contação, fazendo, assim, com que os participantes ajudem a contar a história.

“É importante chamarmos a atenção para a sensibilização e busca de mais informações que embasem as práticas educativas, de forma que os alunos das licenciaturas e profissionais participantes possam desenvolver um novo olhar – ou atualizem as suas perspectivas – sobre o tema e a necessidade urgente de pensar e agir em prol da cidadania”, avalia o coordenador do evento e docente do Cesuca, Prof. Dr. Éverton Reis Quevedo.

Abaixo, confira a programação completa do III Encontro de Educação do Cesuca, além dos professores participantes e temas dos debates. Vale lembrar que todos os eventos serão transmitidos através do canal oficial do Cesuca no YouTube: https://www.youtube.com/centrouniversitariocesuca

16 DE NOVEMBRO

9h às 11h
Oficina I – “Discutindo na escola as desigualdades de gênero: por um trabalho com a leitura”
Palestrante: Profa. Dra. Cristiane Lumertz (Cesuca)
Faça sua inscrição


19h15 às 21h15
Palestra I – “O que são e para quem são as Políticas Públicas?”
Palestrantes: Luciano Silva – Historiador (Secretaria Municipal de Educação de Viamão) e Profa. Cristiane Torres (Escola Estadual Princesa Isabel)
Mediação: Profa. Ms. Ana Sofiati (Cesuca)
Faça sua inscrição

17 DE NOVEMBRO

9h às 11h
Oficina II – “Vamos falar de gênero: A falsa Ideologia de Gênero”
Palestrante: Prof. Dr. Luciano Ferreira da Silva (Escola Dom Feliciano)
Mediação: Profa. Dra. Mara Tresoldi (Cesuca)
Faça sua inscrição

19h15 às 21h15
Palestra II – “Políticas Públicas na área da inclusão”
Palestrante: Profa. Dra. Alvina Themis Lara
Mediação: Profa. Dra. Márcia Campos (Cesuca) e Daiane Renata Machado (Cesuca)
Faça sua inscrição

18 DE NOVEMBRO

19h15 às 21h15
Palestra III – “Políticas de inclusão na Argentina”
Palestrantes: Dra. Natalia Petric (Pontificia Universidad Católica Argentina – UCA) e Lic. Celeste Della Giustina (Pontificia Universidad Católica Argentina – UCA)
Mediação: Prof. Dr. Éverton Quevedo (Cesuca)
Faça sua inscrição

Programação completa em: https://www.cesuca.edu.br/detalhe-noticia/?r=iii-encontro-de-educacao