Morar Bem

Como organizar a despensa: 5 dicas para você colocar em prática

Confira os benefícios da arrumação e aprenda uma nova receita

Ao preparar uma refeição, é inevitável recorrer à despensa, já que muitos alimentos precisam ficar armazenados nos armários. Se esse espaço não está organizado, muitas vezes, os ingredientes ficam esquecidos, acumulando até o vencimento. Por isso, é fundamental manter esse cantinho em ordem para encontrar o que se precisa de maneira rápida e evitando o desperdício.

Pensando nisso, Isabela, marca de massas, biscoitos e torradas da região Sul do País, dá 5 dicas para ajudar a arrumar a despensa. Confira:

  1. O primeiro passo é a limpeza dos armários. Para isso, esvazie todas as prateleiras, separando os itens dentro da validade daqueles que venceram. Não utilize produtos químicos com cheiro forte para a higienização, pois podem contaminar os alimentos. Opte por detergente neutro, álcool ou vinagre, limpando com o auxílio de uma esponja;
  2. Organize os armários de cima para baixo: as prateleiras mais altas são para os produtos de reposição (pouco usados), as de alcance das mãos para alimentos utilizados com frequência e as mais baixas para itens pesados.
  3. É essencial retirar os produtos das embalagens, tanto para garantir a limpeza, quanto para melhor visualização de cada item. Coloque os alimentos em potes transparentes, identificando cada produto com a data de validade em etiquetas. Os potes herméticos são boas opções para conservar os alimentos, pois bloqueiam a entrada de ar.
  4. Separe um espaço para as embalagens fechadas, deixando em cima os produtos que vencem primeiro para serem consumidos dentro do prazo. Antes de ir ao supermercado, será possivel verificar rapidamente o que é necessário repor, comprando apenas o necessário.
  5. Organize sua despensa a cada 15 dias para mantê-la em ordem. É comum o espaço ficar desorganizado com o passar do tempo, por isso, inclua essa tarefa nas suas atividades rotineiras.

Com pequenas atitudes é possível transformar a rotina! Depois de organizar os armários, que tal preparar um bolo para consumir com os filhos em casa durante uma refeição?

Veja abaixo como fazer o Bolo Formigueiro de Laranja com Palitos, sugestão para diversas ocasiões.

Bolo Formigueiro de Laranja com Palito

Ingredientes

Massa

3 ovos
1 xícara (chá) de açúcar
2 colheres (sopa) de margarina sem sal
¼ xícara (chá) de óleo
1 xícara (chá) de suco de laranja
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 colher (chá) de raspas de laranja
1 embalagem de Palitos Isabela (70 g), cortados em 4 partes

Calda

1 xícara (chá) de açúcar
½ xícara (chá) de suco de laranja

Modo de Preparo

Para o bolo
– No liquidificador, bata os ovos, o açúcar, a margarina, o óleo e o suco de laranja. Transfira para uma tigela e misture a farinha de trigo, o fermento em pó e as raspas de laranja. Mexa bem e acrescente os palitos.
– Despeje a massa em uma forma de furo central (20 cm de diâmetro x 9 cm de altura), untada e enfarinhada. Asse em forno médio (180 °C – 200 ° C), preaquecido, por cerca de 30 minutos ou até que ao espetar um palito, ele saia limpo.

Para a calda
– Em uma tigela, coloque o açúcar e, aos poucos, junte o suco de laranja, mexendo bem, até obter uma calda grossa. Desenforme o bolo e regue-o com a calda.

Rendimento: 10 porções
Tempo de preparo: 20 minutos
Tempo de forno: 30 minutos