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Conheça quatro alimentos para incluir numa dieta sem glúten

Nutricionista da Bio Mundo traz excelentes opções para substituir o trigo e deixar as refeições para celíaco e intolerantes a glúten ainda mais saudáve

Você sabe o que é Glúten? Retratado muitas vezes como vilão, é o nome dado a uma família de proteínas presentes naturalmente em grãos como trigo, centeio e cevada. Ele tem diversas funções na hora da produção de alimentos, como dar elasticidade em massas, por exemplo. Mas para um grupo de pessoas, o glúten realmente é um antagonista e precisa ser retirado da alimentação.

A doença celíaca é uma reação do sistema imunológico ao glúten. O corpo não produz uma enzima responsável por digerir a proteína, o que causa lesões no intestino delgado e prejudica o seu funcionamento. O glúten no organismo dos celíacos desencadeia um processo inflamatório no intestino, seus sintomas variam entre diarreia, dor e inchaço abdominal, pode haver ainda perda de peso e até desnutrição. Hoje em dia a maneira mais segura de diagnosticar a doença celíaca é realizar a dosagem no sangue dos anticorpos contra o glúten ou a biopsia do intestino delgado.

Além disso, algumas pessoas são intolerantes ao glúten, elas possuem uma sensibilidade a essa proteína, mas sem o agravante da doença autoimune. Nesses casos, a melhor opção é retirar das refeições os alimentos que possuem glúten.

Para auxiliar na hora de escolher produtos sem glúten, a Nutricionista Ellen d’Arc, da Bio Mundo, rede de franquias que busca gerar saúde e bem-estar na vida das pessoas por meio de uma alimentação saudável, lista quatro alimentos que você pode incluir em uma dieta celíaca.

“É de grande importância seguir a orientação de um profissional da saúde antes de tirar os produtos que tem glúten da alimentação diária. O nutricionista vai ajudar com as dúvidas sobre a dieta restritiva e orientar na hora de substituir alguns produtos”, comenta a nutricionista.

GRÃOS SEM GLÚTEN

As opções de grãos sem glúten são muitas. Na lista entram o arroz, aveia, milho, quinoa, amaranto, entre outros. “A partir destes grãos é possível encontrar alternativas para a farinha de trigo. Essa troca muitas vezes traz outros benefícios, como a farinha de arroz, fonte de fibras, vitaminas e minerais, sendo substitutas ideais nas receitas. O amaranto por exemplo é rico em ferro, cálcio e fibras”, explica Ellen.

Palitos Salgados s/ Glúten Quinoa – 150g – Leve Crock – R$ 18,99

Mini baguete – 150g – Dr Schar – R$ 19,99

SEMENTES

Assim como os grãos, as sementes podem servir como excelentes substitutas dos produtos feitos de trigo. “As sementes de girassol e abóbora são ricas em vitaminas, gorduras poli-insaturadas, fonte de fibras proteínas e minerais, com a vantagem de ambas serem utilizadas como farinha”, comenta.

Biscoito s/glúten de castanha e sementes – 30g – Aruba Nuts –R$ 4,99

OLEAGINOSAS

Castanha-do-Pará, Amêndoas, nozes, amendoim, e muitas outras opções de oleaginosas podem compor a dieta de um celíaco ou de alguém que tem intolerância a glúten. “Elas são saborosas e de fácil acesso, também são excelentes fontes de nutrientes e de gordura boa. Se consumidas sem exageros trazem diversos benefícios a saúde”, diz a nutricionista.

Barra Super Mix s/glúten – 35g – Harts Natural – R$ 4,50

ALFARROBA

Uma opção saudável para os amantes de chocolate é a alfarroba. Ela é uma espécie de vagem de coloração marrom e sabor adocicado semelhantes ao do chocolate. Menos calórica que o cacau, ainda é rica em vitaminas A, B1 e B2, minerais e fibras naturais.

Alfarroba com Nuts – 75g – Carob House – R$ 16,90