Bem Estar Esporte Saúde

Corpo são, mente sã: de que forma a atividade física é capaz de favorecer a saúde mental

Veja os exercícios que podem ser feitos em casa para estimular a sensação de bem-estar

A busca pela prática de exercícios físicos pode ser motivada pelo cuidado com a saúde, pela melhora da estética corporal, para gasto de energia, entre tantos outros fatores. Há uma motivação específica que vai além do físico: a prática de exercícios para favorecer a saúde mental.

Existem diversos estudos, nacionais e internacionais, que comprovam os efeitos positivos da atividade física no cérebro, que vão desde a melhora no estado de alerta e percepção até o aumento da capacidade motora e de memorização. Esses efeitos podem ser percebidos também no que diz respeito aos sentimentos e sensações do corpo. “Durante os treinos, temos a liberação de vários hormônios, como a endorfina, que tem uma potente ação analgésica. Ao ser liberada, estimula a sensação de bem-estar”, explica Felipe Costa, educador físico de uma das academias parceiras da TotalPass.

A prática de atividade física pode atuar no combate à depressão, ansiedade e estresse, justamente por liberar os hormônios que geram reações positivas no corpo e na mente. Os tipos de exercícios que causam esse efeito são diversos, como corrida, ciclismo, natação, yoga, treinos de resistência ou até mesmo movimentos simples que podem ser feitos em casa. O Felipe listou 4 exercícios que atuam no aumento da frequência cardíaca e causam liberação de endorfina e, consequentemente, trazem a sensação de bem-estar:

  • Polichinelo
  • Pular corda
  • Corrida no lugar
  • Agachamento com salto

Felipe alerta que esses exercícios podem ser executados em casa, desde que sejam tomados os devidos cuidados para não haver lesões recorrentes da má execução.