Gestão e Negócios Mundo Empresarial

Coworking aumenta as chances de networking

Pesquisa afirma que mais de um bilhão de trabalhadores são móveis; coworking é opção para autônomos e empreendedores

Dentre as diversas opções de lugares para que freelancers façam seu trabalho, o coworking se destaca cada vez mais. De acordo com um estudo do Censo Coworking Brasil 2018, mais de um bilhão dos trabalhadores do planeta são móveis – ou seja, atuam à distância em pelo menos metade de um período por mês.

Nos Estados Unidos, 45% dos empregos poderiam ser realizados com, pelo menos, um período remoto. Desde o surgimento do primeiro escritório coletivo no Brasil em 2005, a popularidade dos coworkings tem aberto cada vez mais espaços voltados para o público que procura um ambiente de trabalho tranquilo, moderno e descontraído.

Além da atmosfera diferente dos escritórios comuns, os coworkings oferecem ótimas oportunidades de fazer novos contatos e até novos negócios. Profissionais autônomos podem ter diversas vantagens ao trabalhar em um coworking. Confira algumas delas abaixo:

Custo

Principalmente para profissionais autônomos e startups em estágio inicial, um escritório físico não é uma exigência. Em um coworking, gastos como água, luz, internet, telefone, impostos e limpeza estão embutidos na mensalidade.

Networking

Ao trabalhar em um espaço compartilhado, é natural que você crie contatos com profissionais de diversas áreas. Isso garante uma pluralidade de pensamentos e também pode resultar em uma série de oportunidades para a carreira

Criatividade

O ponto é um primo próximo do networking. Com tantas pessoas motivadas em um mesmo local de trabalho, a troca de informações faz com que a mentalidade profissional se expanda – e, assim, muitas ideias surgem.

Foco

Trabalhar em casa, por vezes, pode resultar na perda constante de foco. Um pequeno problema e/ou entrevero pode consumir importantes minutos de produção – além, é claro, de fazer com que o profissional perca a inspiração

Ambientes

Um espaço de coworking possui uma série de espaços distintos. Precisa de uma sala para reuniões? Você terá. Pode ter a liberdade de conversar com outros profissionais? Perfeito. Precisa ficar sozinho? É possível.