Bon Vivant Cultura

CURITIBA CIA DE DANÇA APRESENTA “RELAÇÕES” NO TEATRO GUAÍRA

Com coreografia do carioca Carlos Laerte, espetáculo marca seis anos da companhia de dança profissional que leva o nome da cidade por todo o país

Chega ao palco do Guairão, no dia 12 de junho (quarta-feira), o espetáculo de dança contemporânea “Relações”, da Curitiba Cia. De Dança. A montagem busca as motivações cotidianas dos relacionamentos para mostrar vigor e ousadia em um espetáculo que retrata infidelidade, decepções, dependência emocional e todas as outras circunstâncias que podem construir as relações.

Essa montagem consolida os seis anos de atuação da companhia, que é independente e cujo elenco e equipe são contratados e recebem salário para se dedicar inteiramente à dança. A companhia, composta por 13 bailarinos, tem atividades diárias de preparação corporal, que incluem aulas de balé clássico e contemporâneo, condicionamento físico e pilates. Por isso, os bailarinos da Companhia apresentam tamanho vigor e preparação corporal.

A apresentação de “Relações” mostra no primeiro ato a experiência do desejo humano pelo outro em seu estado inicial: pessoas querendo desfrutar a vida, viver ao máximo e com menos responsabilidades. Nesta parte, o palco é dividido em estruturas, que espelham o ambiente de cada bailarino, passando uma ideia da superficialidade cotidiana, ambientando guetos, ruas e vielas. No segundo ato, uma rampa muda a perspectiva dos dançarinos e do público, trazendo lembranças de várias relações, positivas ou negativas, oferecendo relatos físicos sobre o desejo, encontros e dominação perante uma atmosfera de perigo.

“A linguagem do corpo é a primeira forma que o homem descobriu para se relacionar com o outro. Relações nos cercam como labirintos, sejam elas curtas, duradouras, infinitas ou até imperceptíveis. Relacionar-se é estar vivo”, comenta o coreógrafo carioca Carlos Laerte, que trouxe a ligação entre o cinema e a linguagem do corpo como fragmento do desejo, abrindo neste trabalho a discussão para essas relações que nada mais são do que conexões em que as pessoas não se entregam e que podem facilmente ser substituídas.

Além do trabalho de corpo e da coreografia de “Relações”, luz e figurino também fazem o espetáculo. A iluminação é de Fábia Regina, que está em seu segundo trabalho para a Cia. Curitiba de Dança; o figurino é assinado pelos curitibanos Alexandre Linhares e da Tifhany F., da grife H-AL. A marca dedica-se à pesquisa e à experimentação de superfícies têxteis, mesclando moda e artes plásticas, desta vez a serviço da dança.

O espetáculo “Relações” é realizado pela Curitiba Companhia de Dança, pela Paraná Cultura, AADC- Amigos Apoiadores da Dança de Curitiba e Paraná Cultura, com apoio cultural da Prefeitura Municipal de Curitiba, Governo do Estado do Paraná, Sanepar, Condor e Torriton Beauty&Hair. Os ingressos estão disponíveis na bilheteria do Centro Cultural Teatro Guaíra, a partir de R$ 25,00 (meia).