Cultura Festival de Curitiba 2018

“Denise Stoklos Em Extinção” faz estreia nacional no Guairinha

Espetáculo solo da atriz paranaense no Festival de Curitiba 2018 é inspirado no livro “Extinção” de Thomas Bernhard

A atriz paranaense Denise Stoklos faz a estreia nacional de seu novo espetáculo, “Denise Stoklos em Extinção”, no Guairinha, nos dias  05 e 06 de Abril, às 21h em apresentação solo na Mostra do Festival de Curitiba 2018.

Baseada no livro “Extinção”, do autor austríaco Thomas Bernhard, a peça fala sobre valores conservadores de nossa sociedade que a mantém negativa, limitando os espaços de exercício de liberdade e de amor. Construído a partir de textos de Denise, que ao interpretar busca o mesmo ritmo vertiginoso, cruel e veemente do livro, no intuito de manter em cena a fidelidade ao  o que levará a cena a proposta do autor à extinção dos pilares da sociedade capitalista: a família, a direita, e também a esquerda, por referência o Brasil, a idealização dos países do exterior como fuga, as demagogias de todos os lados até dos movimentos sociais, um desfazimentos dos símbolos sagrados (da cruz à suástica) às redes sociais e sua mistificação de valores, a pretensa solidariedade que é questionável quando há tal estratificação de classes sociais, o racismo instalado, a intolerância a todas modificações, os lugares-comuns que fazem verdadeira devassa no criativo, o império do marketing implodindo a classe artística, e uma autocrítica como performer (processo já iniciado em “Olhos Recém Nascidos”).

Com recurso visual a favor de colaborar com o trabalho interpretativo, mas sem ofuscar a figura da atriz privilegiando o diretor. Na própria ambientação cênica, a tradução de um aniquilamento de tudo, inclusive do que possa ser uma boa atriz, também do que possa ser um bom patrão, um bom empregado, uma boa tia, um de bom lado das opiniões – sempre espelhado na ideia literária de Thomas Bernhard.

Além da atuação, Denise é responsável pela concepção teatral, a adaptação dos textos, direção, coreografia e sonoplastia, com a co-produção do Festival de Curitiba e SESC São Paulo.

 Ingressos

A venda dos ingressos será pelo site www.festivaldecuritiba.com.br, pelo aplicativo “Festival de Curitiba 2018” e nas bilheterias oficiais do evento, no ParkShoppingBarigüi, com funcionamento das 11h às 23h, de segunda a sexta; no sábado, das 10h às 22h e, aos domingos, das 14h às 20h; e no Shopping Mueller, de segunda a sábado, das 10h às 22h, domingos e feriados das 14h às 20h.

 

Ficha Técnica:

Concepção teatral, textos adaptados, direção, coreografia,

sonoplastia e interpretação solo: Denise Stoklos.

Iluminação:Aline Santini.

Figurino: Raquel Davidovich.

Assistente de Supervisão: Lua Santosouza.

Assistência de direção:Caetano Pimentel.

Produção: Luque Daltrozo.

Co-produção: Festival de Curitiba e SESC São Paulo