Esporte Novidades

Desafio 28 Praias: maior maratona trail do litoral brasileiro acontece dia 14 de abril em Ubatuba

Classificada como a maior maratona trail do litoral brasileiro, o Desafio 28 Praias terá sua oitava edição disputada na cidade de Ubatuba, litoral norte do estado de São Paulo. A prova movimenta gente de todo Brasil, ansiosa por correr 42km ou 21km entre paisagens paradisíacas em um recorte litorâneo que junta mar, montanha e mata atlântica. O Desafio 28 Praias teve sua primeira edição em 2014 com 968 participantes. Três anos depois, em 2017, teve 3,7 mil atletas, o que garantiu a designação de maior maratona trail brasileira.

A prova é organizada e produzida pela RunnerSP, empresa que está sendo adquirida pela Mindset, novo player no mercado de eventos, que promete pensar o esporte de forma diferente. Na primeira edição em 2014, o Desafio ocorreu apenas na costa sul do litoral norte paulista. Seguiu assim em 2015 e 2016 com duas edições anuais, apenas no sul. Já em 2017, os organizadores decidiram explorar também a costa norte. As duas edições foram mantidas, mas se alternando entre costa sul no primeiro semestre e norte no segundo. A primeira edição de 2018 está marcada para 14 de abril e a segunda, 22 de setembro. Quem perdeu a oportunidade da inscrição para abril pode garantir a de setembro pelo site www.desafio28praias.com.br .

Trail Run:

O Desafio 28 Praias é uma maratona de revezamento, corrida aberta a todos e que acontece em ambientes naturais como montanhas, florestas, praias, planícies e outros. O fundamental é que o local tenha características selvagens, com muitos obstáculos naturais, subidas e ladeiras e o mínimo possível de rotas pavimentadas. As rotas pavimentadas, se existirem, não devem ultrapassar 20% do total do curso da corrida, segundo dados da ITRA (International Trail Running Association). O terreno pode sofrer variações (areia, estrada de terra ou caminho de pedras, trilha na mata ou floresta ou mesmo um caminho simples). O curso da corrida deve ser muito bem sinalizado para a correta orientação dos participantes. No Desafio 28 Praias, as distâncias serão de 42km e 21km e poderão ser feitas individualmente, em duplas, trios, quartetos e quintetos.

Praias 

Os 42km do Desafio têm largada na praia de Tabatinga e chegada na praia Dura. Esse trajeto contempla a passagem pelas seguintes praias: Tabatinga, Galhetas, Figueira, Ponta Aguda, Mansa, Lagoa, Simão, Saco das Bananas, Raposa, Caçandoquinha, Caçandoca, Pulso, Maranduba, Sapê, Pontal, Lagoinha, Oeste, Peres, Bonete, Grande do Bonete, Deserto, Cedro, Fortaleza, Brava da Fortaleza, Costa, Vermelha do Sul, Brava do Sul e Dura. Com certeza, um dos contornos mais bonitos do litoral brasileiro.

Esportes Participativos ou de Experiência 

Para esta edição do Desafio 28 Praias, os organizadores limitaram o número de participantes a 2.500. Este número garante melhor nível organizacional e de segurança. Os esportes participativos ou de experiência têm crescido na preferência dos praticantes, que têm optado por deixar práticas mais tradicionais e experimentar novas sensações e desafios.

O Desafio 28 Praias tem apoio de mídia do Canal Off, apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba, Coco do Vale, Verde Campo e Decathlon.