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Dia dos Pais – Cinco dicas para aumentar a qualidade de vida do homem

Neste dia dos pais, nutricionista da Bio Mundo explica como uma boa alimentação e atividade física podem melhorar a saúde masculina

O cuidado com os filhos é uma das principais funções dos pais. Porém, para desempenhar bem essa atividade, é preciso cuidar da própria saúde também, não é mesmo? De acordo com uma pesquisa realizada pelo Centro de Referência em Saúde do Homem, mais de 50% das pessoas do sexo masculino só procuram um atendimento médico quando algum sintoma atrapalha a sua rotina. E 70% deles só vão em uma consulta acompanhados da esposa e filhos. O que revela que os homens cuidam menos da saúde do que as mulheres.

Para esse Dia dos Pais, a nutricionista Ellen D’arc, da Bio Mundo, rede de lojas que busca gerar saúde e bem-estar por meio de produtos saudáveis, preparou algumas dicas para aumentar a qualidade de vida dos homens. Afinal, o pai também é exemplo de bons hábitos alimentares para os filhos.

Inclua nas refeições verduras, legumes e frutas verdes e vermelhas

Alimentos como tomate, cenoura, mamão, melancia e goiaba possuem uma substância muito importante para a saúde masculina. O licopeno, que atribui a algumas frutas, verduras e legumes a coloração avermelhada, é um poderoso antioxidante que protege as células dos ataques dos radicais livres e dos danos que ele pode provocar, atua reduzindo o risco de câncer e algumas doenças cardiovasculares comuns aos homens. 

Não são só os alimentos vermelhos que trazem benefícios para o bem-estar do homem. “Vegetais de folhas verdes são ricos em vitaminas, minerais e fibras, além de substâncias importantes para a saúde das células. Também possuem propriedades anti-inflamatórias”, comenta.

Oleaginosas são ótimas para o dia a dia

Com uma grande variedade de opções, as oleaginosas são ótimas opções para incluir na dieta. “Esse grupo de alimentos são excelentes fontes de gorduras insaturadas, antioxidantes, proteínas, vitaminas e fibras, capazes de auxiliar na prevenção de diversas doenças e diminuir o nível de colesterol ruim, evitando problemas cardiovasculares, por exemplo”, destaca.

Também são fonte de energia para o corpo, para realização de exercícios. Atuam na manutenção da massa muscular e ajudam a recuperação muscular.

Aproveite os benefícios da aveia

Assim como as oleaginosas, a aveia é rica em fibras e uma alternativa para diminuir o nível de colesterol ruim. Por ser fonte de carboidratos com baixo índice glicêmico, auxiliam no controle da diabete tipo 2, uma das principais causas de impotência sexual masculina.

Benefícios da maca peruana

A maca é uma raiz originária do Peru que promove grandes benefícios à saúde, está relacionada ao aumento de energia e vitalidade, tem ação no aumento da libido, regulação de hormônios sexuais e fertilidade, além de auxiliar no controle da glicose sanguínea e colesterol. Atua diminuindo o colesterol ruim LDL e favorece o aumento do bom colesterol HDL. Ainda é rica em vitaminas, minerais e fibras. Inclua na sua rotina.

Mexa seu corpo

A atividade física é fundamental para manter a saúde em dia. Ela auxilia no controle do peso e a evitar doenças cardiovascular. “Praticar um esporte ou fazer algum tipo de exercício físico, de forma regular, vai aumentar a expectativa de vida”, comenta a especialista.

“Investir em uma alimentação saudável e criar uma rotina de atividade física vai ajudar a manter a saúde do corpo e da mente”, conclui a nutricionista.