Bem Estar Saúde

Dicas para reforçar o hábito da alimentação saudável para crianças no ambiente familiar

Nestlé lança versão atualizada do aplicativo NesPLAY, incentivando jornadas para a mudança de comportamento e novos hábitos de consumo para as famílias

Esse período de isolamento, com as famílias convivendo por mais tempo em casa, é propício para repensar antigos hábitos e redobrar a atenção com a saúde e o bem-estar, refletindo em uma alimentação mais equilibrada. Se esse assunto já era importante, com as crianças em casa torna-se agora vital. Por este motivo, a Nestlé está lançando uma nova versão do aplicativo NesPLAY, destinado a incentivar uma vida saudável para as crianças, que traz como novidade um conteúdo exclusivo com as jornadas de mudança de comportamento, pensadas para o ambiente familiar, em que se conciliam diferentes frentes como trabalho, atividades domésticas, refeições e cuidados com os filhos.

“Essas jornadas vão auxiliar os pais para que construam hábitos mais saudáveis com as crianças, considerando esse momento de ‘estar em casa’. São ancoradas em atividades que podem ser feitas em casa, em família, como receitas e brincadeiras. Além disso, respeitam o ambiente familiar, pois apresentamos planos e ideias, mas a execução é feita a partir do olhar de cada família, o que ajuda a transformar a maneira como enxergam a alimentação”, diz Sara Rios, especialista responsável pelo Programa Crianças Mais Saudáveis, que divulga conteúdo em temas sobre nutrição, saúde e bem-estar para mais de 135 mil crianças e seus familiares, por meio de atividades que estimulam o consumo de uma dieta mais saudável, além da prática de exercícios físicos.

.

O app é parte do compromisso da Companhia em levar para a população ações que consolidam o seu propósito de melhorar a qualidade de vida e contribuir para um futuro mais saudável. A iniciativa conta com 18 jornadas de mudança de comportamento, que estão vinculadas a cinco pilares estimulados pelo Programa Crianças Mais Saudáveis: Ter uma alimentação nutritiva e variada, Brincar ativamente; Beber mais água; Curtir as refeições juntos; e Comer com equilíbrio.

A jornada “Conhecendo novos alimentos”, por exemplo, orienta os pais a fazer as crianças experimentarem frutas, legumes ou verduras diferentes, envolvendo-as em todas as etapas que antecedem a descoberta do novo, desde a escolha do alimento por meio de brincadeiras, até a escolha da receita juntos, preparo e a hora da refeição, com dicas e curiosidades a cada etapa. Outra jornada, chamada “Completar o arco-íris”, explora uma alimentação colorida, associada à maior diversidade nos pratos e variedade de nutrientes, com dicas de combinação para as refeições e atividades lúdicas com as crianças.

Já a jornada “Final de semana mestre-cuca”, em que a ideia é que a família toda participe e todos preparem juntos uma refeição especial, desde a escolha de um tema, desenho do menu até a montagem da mesa. “São planos que contêm o passo a passo para atividades em família, lúdicas e envolventes, em que priorizamos novas experiências e sensações voltadas a novos comportamentos mais saudáveis”, afirma Sara.

.

“O objetivo foi desenvolver uma experiência completa em família, com foco na melhoria da qualidade de vida a partir de ferramentas online, uma realidade em muitos ambientes familiares”, complementa Carolina Ortega, psicóloga que participou da criação das jornadas.

O conteúdo completo pode ser conferido no app, em que é possível construir as jornadas de mudanças saudáveis, escolher as ideias e receitas saudáveis e, ainda, as brincadeiras mais adequadas para a realidade familiar, acompanhando o passo a passo e registrando a evolução de cada iniciativa.

Crianças Mais Saudáveis

Em 2018, a Nestlé lançou sua iniciativa global Nestlé for Healthier Kids (Nestlé por Crianças Mais Saudáveis, no Brasil), com o objetivo de ajudar 50 milhões de crianças a terem uma vida mais saudável até 2030. No Brasil, a iniciativa envolve duas frentes. Para ajudar as famílias brasileiras a estimularem um dia a dia mais equilibrado na vida de seus filhos, o app NesPLAY reúne ideias, receitas e atividades divertidas para que crianças dos 6 aos 12 anos mudem de hábitos brincando. A ferramenta é gratuita e já impactou mais de 415 mil pessoas, além de beneficiar mais de 135 mil crianças com seus conteúdos educativos. No total, em 2019 o programa impactou mais de 100 milhões de lares brasileiros. Somando o alcance que o programa teve nos últimos anos, mais de 11 milhões de crianças brasileiras foram alcançadas, contribuindo com a meta global da Nestlé.