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Dicas para sair do sedentarismo e começar 2019 com uma rotina de treinos

Que tal aproveitar o primeiro mês do ano novo para colocar em prática todas as metas que foram estabelecidas para 2019? Se um de seus objetivos é sair do sedentarismo e começar a praticar atividade física, você tomou uma ótima decisão. Nada melhor do que buscar por saúde e bem-estar. Para isso, o professor da Smart Fit, Thiago Moreira, listou oito dicas para que o processo de início de treinos seja mais simples e prazeroso.

1. Encontre uma atividade física que você sinta prazer ao realizá-la.
Para sair do sedentarismo é fundamental que você escolha uma atividade física que goste e tenha prazer em realiza-la. Desta forma, as chances de você se manter motivado a continuar treinando são muito maior es.

2. Programe sua rotina de exercícios.
Para que a atividade física se torne um hábito, defina os dias e horários que vai realiza-la, desta forma ela vai passar a fazer parte da sua rotina diária e tornar-se algo automático, como ir ao trabalho, por exemplo.

3. Estabeleça metas alcançáveis.
Cuidado com metas irreais e tenha paciência para alcança-las. Por exemplo, é muito difícil eliminar 10 kg apenas em um mês. Ao invés disso, estabeleça pequenas metas e vá comemorando cada conquista. Aos poucos você chegará longe.

4. Comece devagar.
Como o seu corpo está sem atividade física há muito tempo, é necessário condicioná-lo a um novo estímulo e ir progredindo de maneira gradual para evitar lesões e fadiga em excesso. Na musculação, por exemplo, comece com cargas leves e moderadas e vá aumentando de acordo com a orientação do seu professor. Na corrida, inicie com caminhadas, depois passe a corridas leves e moderadas. Você vai sentir o condicionamento do seu corpo melhorar e poderá aumentar a intensidade dos treinos aos poucos.

5. Ouça seu corpo.
É normal ao iniciar uma atividade física, que você sinta algumas dores musculares. Elas vão se ameniza do conforme os exercícios se tornam constantes. Caso as dores persistam ou se tornem articulares, é sinal que a execução dos exercícios ou carga está inadequada.

6. Hidrate-se.
Beber água ao longo do dia é muito importante para repor os líquidos que são perdidos durante a atividade física.

7. Tenha uma alimentação equilibrada.
Independentemente do objetivo, ter uma alimentação equilibrada e adequada é imprescindível para que se alcance os resultados esperados, para que o desempenho no treino seja melhor e para buscar mais saúde.

8. Consulte um médico.
Para a sua segurança, antes de iniciar algum programa de atividade física, é importante consultar um médico, além de realizar exames periódicos caso seja solicitado.