Bon Vivant

Divinaexpo chega à 49 edição com muita adrenalina e diversidade de ritmos brasileiros

Além dos grandes shows e e do rodeio completo, eventos gastronômicos e Rancho do Peãozinho são algumas das atrações

A Divinaexpo chega à sua 49ª edição em 2019 ostentando, mais que nunca, o título de maior rodeio de Minas. O evento acontece entre os dias  24 de maio e 02 de junho, no Parque de Exposições da Divinaexpo, em Divinópolis.

No quesito musical, a grande marca da festa neste ano é a variedade de ritmos presentes na música brasileira. A predominância é do sertanejo, é claro, mas também há espaço para o funk e a música eletrônica. Os grandes shows acontecem na segunda semana de evento, começando na quarta-feira, 30 de maio, com Dennis DJ e Fernando & Sorocaba. Chitãozinho & Xororó e Bruno & Marrone, e Matheus & Kauan são as atrações da quinta-feira, dia 31. No primeiro dia de junho se apresentam Matogrosso e Mathias, DJ Samhara e Henrique & Juliano. No sábado, dia 02 de junho, as coleguinhas Simone & Simaria, o DJ Alok e Cleber & Cauan prometem agitar a arena do parque de exposições. E para encerrar a festa, no domingo, 03 de junho, a entrada é gratuita na apresentação de Gustavo Miotto.

Para os amantes das provas de montaria, adrenalina é o que não vai faltar. Na disputa de montaria em touros, grandes competidores brasileiros com nível internacional e que fazem parte da Associação de Campeões de Rodeio (ACR) disputarão a fivela de ouro em Divinópolis. Na categoria Montaria em Cavalos, o vencedor garante vaga para a disputa em Barretos (SP). Haverá disputa também de Laço em Dupla, Laço Individual, Bulldogging, Três Tambores e Montaria em Carneiros (mirim). A premiação a ser distribuída em todas as categorias ultrapassa a cifra de R$250 mil.

Tradição – Uma oportunidade de trazer para a cidade as delícias produzidas na região rural do município, o Prato Rural marca, há sete anos, a abertura dos trabalhos da DivinaExpo. O festival gastronômico conta com a participação de comunidades divinopolitanas e com receitas que enchem os olhos e aguçam o paladar de quem participa. As receitas, em sua maioria, são passadas de geração em geração nas famílias, o que dá um toque de tradição ao festival, que fica ainda mais charmoso. Em 2017, o prato vencedor foi o Frango Caipira, da comunidade de Tamboril.

Além do Prato Rural, a parte gastronômica da DivinaExpo é composta ainda por outro evento cheio de história: A Queima do Alho, que neste ano acontece em 02 de junho. Esse é um momento onde os participantes conhecem um pouco sobre como era preparada a alimentação das tropas que transportavam animais pelo país. Em Divinópolis, foi em 1997 que a tradição começou a ser revivida e a edição deste ano é a de número 14 na história da Divinaexpo.  

Tirando o foco do passado e voltando o olhar para o futuro, a Divinaexpo tem o Rancho do Peãozinho, um espaço destinado às crianças, que podem além de conhecer os minianimais, se divertir em diversas atividades e apresentar ao público seus talentos.