Tecnologia e Games

Drone Kids School na Escola do Futuro em São Paulo

Drone Kids School, startup Curitibana, Top 100 Inovativa Brasil, esteve na Escola do Futuro – USP

A Drone Kids participou na última sexta-feira, dia 15 de março, do Workshop “Uso da Tecnologia dos Drones como Ferramenta na Educação 4.0“. O evento foi em parceria com a Escola do Futuro – USP e abordou os seguintes temas: competências, habilidades e atitudes que sustentam uma inovadora proposta de aprendizagem e como a tecnologia dos drones é usada na educação 4.0. As palestras puderam ser acompanhadas ao vivo durante transmissão via Facebook.

O evento foi dividido em duas partes. A primeira foi a palestra do professor José Motta Filho: “Competências, Habilidades e Atitudes que sustentam uma inovadora proposta de aprendizagem, aderente às demandas do século XXI”. Já a segunda parte foi a palestra/oficina com Márcio Vieira, CEO da Drone Kids, sobre “O Uso da Tecnologia dos Drones como Ferramenta na Educação 4.0” e aula sobre pilotagem de drones.

Este evento sela a parceria oficial entre Escola do Futuro USP e a Drone Kids School. A partir de agora, os acadêmicos da USP serão estimulados a produzir teses e artigos sobre a metodologia Drone Kids. Também irão desenhar indicadores e fazer acompanhamento em sala de aula. “Nosso diferencial, em unir diversão e tecnologia, nos levou até o Bett Show, o maior e mais importante evento para a Educação do planeta e agora abre muitas oportunidades e parcerias aqui em nosso país. Levar a Drone Kids para o mundo e, claro, vê-la ganhar espaço no Brasil, levando ainda mais conhecimento, é a realização de um grande sonho”, explica Márcio Vieira, Founder & CEO Drone Kids School.

Sobre a Drone Kids School: 


Os drones foram criados em 1969, primeiramente como uso militar. Atualmente, a tecnologia explodiu ao possibilitar equipamentos com altíssima qualidade de geolocalização, produção de vídeo, salvamento, mapeamento agrícola e educacional. Tendo como base os avanços das últimas décadas, já é possível dizer que nos próximos 10 anos haverá uma utilização inclusive para transporte de cargas e pessoas. Dentro deste cenário e pensando nas profissões do futuro, nasceu a Drone Kids School, um curso de pilotagem de drones para crianças entre 8 e 12 anos, e um curso chamado a fantástica fábrica de Drones para crianças de 12 a 14 anos que trabalha com conceitos da educação 4.0 unindo diversão e educação.


“O caminho da humanidade se desloca para as novas atividades tecnológicas contidas nos drones, em impressões 3D, Realidade Virtual e Aumentada, Inteligência Artificial e internet das coisas. São chamadas de profissões do futuro. Quanto mais cedo inserirmos estas tecnologias disruptivas, tão logo teremos um adulto com possibilidades inimagináveis para o avanço das cidades inteligentes”, afirma Márcio Vieira, Founder & CEO Drone Kids School.


O curso oferecido é anual e atualmente o projeto está em 22 escolas de 12 Estados brasileiros. A sede fica em Curitiba (PR) e já foram impactadas 300 crianças e a previsão para 2019 é de 5.000 alunos.


Um dos grandes diferenciais do curso é a Educação 4.0 e a metodologia STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Math). “Exploramos nas crianças o intelectual, o conhecimento prático e o desporto com metodologia de ensino STEAM, com a qual a criança aprende de forma lúdica e divertida. Inserimos em atividades práticas as novas tecnologias do século XXI. É uma forma de construir conhecimentos, aliando conceitos das disciplinas, melhorando a cognição da criança e facilitando o aprendizado na escola”, complementa Márcio Vieira.

Entre as atividades está a Corrida de Drones, que é considerada a Fórmula 1 do futuro. Atualmente estamos trabalhando também com alunos portadores de necessidades especiais, usando a metodologia para inclusão das crianças nas aulas, onde estamos tendo excelentes resultados. Outra linha de pesquisa da Drone Kids School está no desenvolvimento de um aplicativo que irá proporcionar que portadores de deficiência visual, essa será uma iniciativa ímpar no mundo.