Bem Estar Esporte

Esportista Authen e embaixadora da Maratona do Rio 2020, Rafaela Arlotta explica a importância de seguir cada etapa do treino

Marca especializada em corrida de rua é a única no mundo a produzir roupas para cada etapa de treinamento para uma maratona, conheça o Marathon Cycle

Por conta da pandemia, causada pelo covid-19, a Maratona do Rio 2020 acontece virtualmente. Mas isso não é empecilho para milhares de apaixonados pela corrida de rua, que este ano competem de diversos locais. Entre esses maratonistas está Rafaela Arlotta, esportista da Authen – primeira marca no Brasil que investe exclusivamente em roupas de performance para corredoras brasileiras – e também embaixadora de uma das principais competições da América Latina.

“A corrida pra mim é uma conversa comigo mesma, e eu queria ir mais longe pra continuar conversando comigo”, é assim que Rafaela resume o seu desejo de se tornar maratonista. Aos 35 anos a carioca encontrou na corrida uma forma de superar a obesidade e ser espelho para sua filha. “Engravidei obesa e durante a gravidez eu não tinha a consciência que tenho hoje, vivi a gravidez de forma intensa, engordei 18 kg. No processo de volta da licença maternidade me encontrei perdida, não me reconhecia como mulher, mãe e empresária”, conta Rafa.

Entre 2013 (quando começou a correr) e 2015 (quando conquistou a marca dos 10k), Rafaela emagreceu mais de 20kg ao mudar sua rotina, alimentação e dedicando tempo ao esporte. “Como estava obesa, no primeiro dia corri 500 metros. mas como gosto de um desafio, fui cada vez mais querendo correr maiores distâncias e melhor”. Após três meses desse novo começo, a esportista começou a cuidar de seu fortalecimento muscular, com um treinador e academia. “Coloquei como primeira meta dar a volta na Lagoa, que são cerca de 7k”, relembra a carioca. De 2013 a 2015, Rafa conquistou os 10k, e gradualmente, antes de completar sua primeira maratona, ela foi subindo degrau por degrau se dedicando às provas de 10k, 16k e oito competições de 21k. Em junho de 2018 no Rio de Janeiro, Rafa conclui sua primeira prova de maratona, “Foi por amor à Mel (sua filha) e a mim”.

A empresária, que hoje faz parte do time de esportistas que testam e aprovam os produtos da Authen, conta que, assim como ela, muito iniciantes acabam pulando etapas de treinamento sem ter o devido cuidado, consequentemente podendo causar lesões e até mesmo nunca mais poder praticar o esporte. “Por isso a importância de ter uma orientação como o Marathon Cycle™, que é inspirado no ciclo da maratonista. Assim é possível educar as corredoras de hoje e chamar a atenção para todas as etapas, para que você corra bem, com mais frequência e sem se lesionar”, explica ela.

Inspirada no ciclo de treinos de maratonistas, a Authen desenhou uma linha completa de produtos projetados para as diferentes etapas de treino de uma corredora, desde o preparo base até as grandes maratonas e a etapa de recuperação pós-prova, o Marathon Cycle™. Para o engenheiro norte-americano Christopher Spikes, fundador e CEO da Authen, a elaboração de uma roupa de corrida também se apropria de conceitos da engenharia, indo além da finalidade de apenas ser uma vestimenta e servindo como apoio funcional à prática do esporte. A marca foi a primeira marca brasileira a incorporar o technical activewear, conceito importado que traduz essa necessidade de criar propósito para as peças.

Cada etapa do treino para maratona

Rafaela comenta sobre as 5 etapas do treino para maratona que foram mapeadas meticulosamente e projetadas pela Authen para que as corredoras possam utilizar a peça certa para o treino certo: “A corrida é impacto o tempo inteiro, então tanto nos treinos de base e por toda jornada é muito importante dar atenção ao fortalecimento para você se acostumar a correr com frequência. Quando chega mais pra frente no ciclo de treinamento, começam os treinos intervalados e de tiros para você ganhar potência e acelerar. Pra sair da zona de conforto. E sempre pensando na recuperação, tenho um dia off. É degrau por degrau”.

1 – KM Base

A primeira etapa do ciclo é fundamental para a corredora ganhar fôlego, com treinos que ocorrem de 3 a 4 vezes por semana. Para isso, a Authen desenvolveu a Linha Signature , essencial para os treinos diários e intensos. Alta compressão na medida certa, tops antiflacidez, costuras lisas que evitam atrito, bolsos e design poderoso otimizado para corridas abaixo de 3 horas de duração.

2 – Longões

Como o nome sugere, essa etapa é voltada para os treinos de maiores distâncias e que, consequentemente, possuem durações mais extensas. Normalmente esse tipo de corrida acontece a cada sete/dez dias. Para isso, a Linha Grit da Authen cumpre o papel de manter a corredora preparada para que ela possa ampliar seus limites. Esses equipamentos foram projetados para longas distâncias e dias de competição. Com alta compressão e ergonomia excepcional, a linha possui sistema de amortecimento, tops antiflacidez e bolsos grandes externos que cabem celular e garrafa de hidratação e bolsos internos para carbogel e sal.

3 – Treinos Intervalados de Velocidade

Após se preparar para as corridas seguindo os dois primeiros passos do Ciclo, é hora de intensificar o treinamento buscando atingir a potência necessária para a reta final das provas. Para isso, a Linha Sprint da Authen foca exclusivamente nos treinos intervalados de velocidade. A linha contam com peças mais curtas e desenhadas para maior liberdade de movimento em passadas longas, além do Sistema Pressus Pro®, que reduz a vibração muscular e aumenta sua resistência para “sprints”.

4 – Fortalecimento Muscular

É preciso trabalhar não só a velocidade como também o fortalecimento antes de uma maratona, por isso, a musculação é fundamental para deixar sua musculatura mais forte e evitar lesões. A Linha Fortalecimento da Authen tem tecidos leves que aderem ao corpo e rápida evaporação do suor para seu tempo na academia. Foi elaborada para evitar lesões e deixar os músculos mais fortes e preparados.

5 – Recuperação

Por fim, é necessário pensar também na recuperação pós treino, afinal, o descanso do corpo é essencial para o ciclo de treino. A Authen desenvolveu a Linha Recuperação Infravermelha para essa última etapa que conclui e reinicia o Marathon Cycle™. A calça legging de compressão para recuperação muscular possui tecnologia InfraTech® aprovada pela Anvisa e usada por atletas profissionais. Com ela o calor do corpo se converte em raios infravermelhos que estimulam a circulação e aceleram a recuperação.

Focada na experiência das corredoras, a marca ainda garante que suas clientes irão amar os produtos com a exclusiva política “Ame ou Devolva”, na qual a consumidora pode tirar etiqueta, correr, suar e devolver sua peça dentro de 7 dias sem questionamentos. “Afinal, qual marca pode ser levada a sério se alega que tem roupas de desempenho mas garantem a modelagem apenas no provador, e não na estrada ou trilha?”, comenta Spikes.