Cultura Festival de Curitiba 2018

“Eufonia” mescla teatro e dança para mostrar processos da comunicação por meio dos sons

Espetáculo da Cia dos Pés faz parte do Guritiba 2018 e conta com audiodescrição

 

O espetáculo “Eufonia”, da Companhia dos Pés, de São José do Rio Preto (SP), traz ao Guritiba o tema comunicação por meio da percepção sonora. Indicada para crianças a partir dos dois anos, a montagem explora os processos de aprendizagem da fala através de gestos, olhares, lágrimas e sorrisos. O grupo se apresenta nos dias 31 de março e 1º de abril, às 16 horas no Museu Oscar Niemeyer.

“Eufonia é um olhar poético sobre a mágica de perceber o mundo. É a busca do tom da própria voz para que seja entoada na orquestra que é a vida. É poesia que dança”, definiu Angélica Zignani, intérprete criadora do espetáculo. A  palavra eufonia significa som ou combinação de sons agradáveis ao ouvido e é desta forma que a companhia  toma conta do palco com o universo sonoro dos bichos, da natureza e das possibilidades de comunicação através da dança.

Audiodescrição –  Com recurso de audiodescrição, quando uma pessoa faz a narrativa para deficientes visuais que receberão fones de ouvido para acompanhar  a peça, “Eufonia” tem como protagonista uma cigarra, inseto que produz o som mais alto na natureza.

Na narrativa, o jeito que se encontra para conversar é como uma dança; os sons fazem trança na língua, querendo escapar da boca. Todo ruído ao redor é capturado e transformado em fantasia. Desse jeito o mundo se mostra para essa nova voz que busca seu tom, na imensidão de um jardim.

A peça norteada pelo surrealismo é um olhar poético sobre a mágica de perceber o mundo e se comunicar e faz um paralelo com a voz da criança que, desde o nascimento, se comunica com o olhar, com o sorriso, com o choro, com os gestos e constrói as primeiras palavras pelo instinto, por convivência e pelo que ouve do mundo.

Sobre a Cia dos Pés – Criada em 2007 com a finalidade de agregar teatro, dança e artes plásticas dentro de experimentos de técnicas verticais (movimentos utilizados em escaladas, arvorismo e esportes de aventura), a Cia dos Pés tem 10 trabalhos em seu currículo, um deles, “Asas”, foi premiado como melhor espetáculo de rua na Feria de Teatro de Castilla y León, em Salamanca na Espanha.

Serviço:

Dias 31 de março e 01 de abril, às 16 horas no Museu Oscar Niemeyer

R$ 40 e R$ 20