Morar Bem Nas Gôndolas Novidades

Evento em Curitiba discute alto valor da conta de energia na indústria e comércio e aponta estratégias de economia

Acontece no dia 21 de agosto, na sede da Amcham-Curitiba, o 3° Comitê de Energia, que discutirá a conta energia alta na indústrias e comércio e como reduzi-la com medidas simples.

O evento é o terceiro de uma série de quatro encontros realizados pela Amcham-Paraná em parceria com a Engerey Painéis Elétricos e a Reymaster Materiais Elétricos. É voltado para profissionais e empresários do setor elétrico e industrial e tem como tema “Oportunidades de eficiência energética na indústria”.

O palestrante convidado é o Paulo César dos Santos, sócio-diretor da Efi Energy, que abordará os seguintes assuntos:

  • Histórico do consumo de energia na indústria;
  • Entendendo a fatura de energia;
  • Como identificar oportunidades de economia;
  • Passo a passo para implementar um projeto de eficiência energética;
  • Medição e verificação de economias;
  • Linhas de financiamento.

“O objetivo do evento é a exploração do conteúdo que afeta diretamente o caixa das empresas e entender a conta de energia é o primeiro passo”, afirma Paulo César.

Também será apresentado no evento o banco de capacitores, um equipamento essencial para a economia de energia, pois compensa e corrige as oscilações de potência reativa das máquinas.

“Muitas vezes o mau aproveitamento da energia elétrica é originado pelo uso de um baixo fator de potência pelas cargas, e isso pode, inclusive, gerar uma multa de até 30% na conta de energia, onde é descrita como ‘Energia Reativa Excedente’”, afirma Fábio Amaral, engenheiro eletricista e diretor da Engerey.  

Mas, de acordo com Paulo César, o banco de capacitores é capaz de reverter essa situação: “Esse equipamento dimensionado corretamente, corrige e elimina a energia reativa excedente, gerando economia e melhorando a qualidade de energia da instalação elétrica”, explica.

Essa e outras estratégias de economia serão discutidas no evento, no dia 21 de agosto, que acontece na sede da Amcham, em Curitiba, das 8:30 às 10:30, na rua João Marchesini, 139, Prado Velho.

PROGRAMAÇÃO

08H30 – Welcome coffee

09H00 – Palestra

10H10 – Momento para perguntas

10H30 – Encerramento