Bon Vivant Cultura Novidades

Festival e Tour JazzTempo Itália passa por Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília a partir desta quinta, 19/9.

Evento promovido pelo JazzNosFundos traz renomados nomes do jazz italiano, como Nicola Conte e Gabriele Mirabassi em apresentações inéditas no Brasil

São Paulo, setembro de 2019: A partir desta semana, o JazzNosFundos apresenta o Festival e Tour JazzTempo Itália, que passa por Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília entre os dias 19 e 26 deste mês. Em parceria com o Instituto Italiano de Cultura de São Paulo e Puglia Jazz Sounds, o evento traz ao Brasil renomados nomes do jazz contemporâneo da Itália, com foco na região da Puglia, localizada no sul do país. Na capital paulistana, o festival também oferece experiência gastronômica.

Nicola Conte. Crédito: Alexander Gorbasch

O Rio de Janeiro é a capital que abre e também encerra o evento. No dia 19 de setembro, a casa carioca Manouche | Casa Camolese recebe o show do DJ e guitarrista Nicola Conte, que vem pela primeira vez ao Brasil com sua banda Spiritual Galaxy. Com Nicola Conte (guitarra), sobem ao palco os músicos Carolina Bubbico (voz), Gaetano Partipilo (sax alto, synth), Mirko Signorile (piano), Marco Bardoscia (baixo), Dario Congedo (bateria) e, neste show, contam com o percussionista baiano radicado no Rio de Janeiro, Marco Lobo.

Carolina Bubbico. Crédito: IleniaTesoro

Nesta tour internacional com Spiritual Galaxy, Nicola apresenta seu novo álbum, “Let Your Light Shine On”, que entrelaça soul e grooves pulsando com a batida e a respiração da África. Inovador jazzista, o músico sempre esteve aberto a sons de todo tipo e cor. Nascido em 1964, Conte formou, no início dos anos 90, o The Fez Collective em sua cidade natal Bari na região da Puglia, produziu jazz e, como amante declarado da música brasileira, também inclui em seu repertório Bossa Nova moderna voltada para o eletrônico.

Francesco Ciniglio. Crédito: Divulgação

Entre os dias 20 e 22/set o JazzNosFundos, localizado na zona oeste de São Paulo, recebe a tour promovendo o Festival JazzTempo Itália. Na sexta-feira (20), o clarinetista Gabriele Mirabassi se apresenta pela primeira vez no Brasil com seu Trio formado ainda pelo violinista Nando Di Modugno e pelo baixista de jazz elétrico e acústico, Pierluigi Balducci com o show Amori Sospesi.

Juntos eles apresentam músicas que unem o estilo principal do evento ao folclore com o clássico. Também no dia 20, sobe ao palco o baterista e compositor de Nápoles, Francesco Ciniglio, que integra o quinteto do genial Wynton Marsalis. Ciniglio começou a estudar bateria com seis anos, ainda na Itália, e é considerado um dos grandes nomes do jazz da nova geração.

Trio AmoriSospensi. Crédito: Divulgação

Nos dias 21 e 22 de setembro, o festival parte para o estilo mais contemporâneo e dançante com a presença de Nicola Conte e sua banda Spiritual Galaxy e de Gaetano Partipilo, que apresenta seu trabalho mais recente, o projeto The Boom Collective. Lançado pela Aund Records, o álbum tem diversas referências, como indie rock, eletrônico com base no jazz. Com ele, os músicos Angela Esmeralda (voz), GaetanoPartipilo (sax, electronics, teclado), MirkoSignorile (piano), Marco Bardoscia (baixo) e Dario Congedo (bateria).

Também no fim de semana em São Paulo, a casa JazzNosFundos em parceria com o Grand Cru, importadora e distribuidora de vinhos, e com Pasquale, cantina paulistana, o festival oferece a Experiência Gastronômica da região de Puglia, Itália. Juntos, as empresas assinam o menu que varia entre vinhos da San Marzano, com pratos e comidas típicas que incluem a famosa Burrata, Orecchiette e PannaCotta com calda de frutas vermelhas e Amarena – a cereja da região.

The Boom Collective. Crédito: Divulgação

Já a capital nacional, Brasília, recebe a tour JazzTempo nos dias 24 e 25 de setembro no Clube do Choro coma apresentação do AmoriSospensi. O trio de Gabriele Mirabassi, Di Modugno e Balducci encerram o festival no dia 26 de setembro, mais uma vez na casa do Jardim Botânico.