Educação Novidades

Há mais de 10 anos Colégio Opet incentiva alunos a participarem de atividades de voluntariado com crianças do Hospital Pequeno Príncipe

Projeto “Jovem abraça Criança” já envolveu mais de 130 estudantes do ensino médio a desenvolverem atividades recreativas e lúdicas com crianças atendidas pelo hospital

O Cólegio Opet possui forte atuação social, com incentivo para que os alunos participem dos programas de voluntariado e campanhas sociais. Uma das ações mais duradouras da instituição acontece em parceria com o Hospital Pequeno Príncipe por meio do projeto “Jovem Abraça Criança”, do qual a instituição já participa há mais de 10 anos e pelo qual mais de 130 adolescentes já participaram.

Uma vez por mês, 13 alunos de 1º e 2º anos do ensino médio participam de maneira voluntária durante uma tarde com atividades lúdicas para as crianças à espera de consulta no hospital e podem vivenciar a rotina de um voluntário do hospital.

Acompanhados pela psicóloga do hospital, os jovens são orientados sobre as falas, atitudes e atividades recreativas que serão desenvolvidas como pintura, dobradura, jogos e outras brincadeiras planejadas pelos próprios estudantes. A ação tem o acompanhamento da coordenadora pedagógica do colégio, Andrea Alves.

“Com essas ações, os alunos cedem um pouco do seu tempo para proporcionar um momento de bem-estar e felicidade para as pessoas que mais precisam. O benefício não é só material, mas também no sentido humano e no lado cidadão deles. O projeto desenvolve habilidades e competências importantes para o convívio social e transforma o olhar do aluno para que ele seja protagonista das mudanças que podem acontecer no mundo”, afirma Salete Bayerl Spitzner, diretora do Ensino Básico do colégio Opet.

O projeto social acaba envolvendo também a doação de materiais para o hospital. O colégio realizou neste ano uma campanha de arrecadação de papel sulfite para a utilização em impressões, pinturas e jogos desenvolvidos no hospital. Ao todo, mais de 30 resmas de papel foram doadas.

O Colégio Opet integra o Programa de Escolas Associadas da UNESCO, que visa criar e praticar educação de qualidade na busca da paz, liberdade, justiça e desenvolvimento humano, a fim de atender às necessidades educacionais de crianças e jovens em todo o mundo. No próximo mês todas as escolas que participam dessa rede estarão envolvidas em ações que compõem o Mês do Voluntariado, que incluirão doações para asilos parceiros e participações em diversas campanhas sociais.

Sobre o Grupo Educacional Opet

Fundado em Curitiba, no Paraná, em 1973, o Grupo Educacional Opet é referência em educação e na prática do conhecimento por meio de novas tecnologias. Nestas mais de quatro décadas, não parou de crescer e hoje é responsável por uma completa estrutura organizacional que inclui Pós-Graduação, Centro Universitário, Colégio, Opetwork Escola de Profissão, Editora – Sistema de Ensino, Educação a Distância e Instituto de Educação e Cidadania e Colégio. Desde a sua fundação, já formou mais de 100 mil alunos.