Bem Estar Saúde

Hospital Universitário Cajuru inaugura nova área para exames

Pacientes do SUS atendidos pelo HUC passaram a contar com um novo ambiente amplo, moderno e climatizado

O Centro de Diagnóstico do Hospital Universitário Cajuru (HUC) passa por revitalização para melhorar o atendimento ao público 100% SUS. Nesse mês de setembro de 2020, parte dessas melhorias foram entregues e os pacientes já podem realizar exames de endoscopia, broncoscopia e colonoscopia em um ambiente de fácil acesso e modernas instalações.

A maior parte da verba para viabilizar as obras foi adquirida por meio da liberação de uma emenda parlamentar de custeio do deputado federal Paulo Eduardo Martins junto ao Ministério da Saúde. Do R$ 1,3 milhão liberados para o Hospital, parte da verba foi destinada às melhorias do Centro de Diagnóstico.

Melhorias

As instalações para a realização dos exames foram aprimoradas, com o objetivo de dar mais conforto aos pacientes e equipes assistenciais e aumentar a eficiência dos procedimentos realizados nos pacientes do hospital. O setor que realiza os exames está mais moderno, amplo e climatizado, além de o acesso ao setor para o paciente ter sido facilitado no novo espaço – no térreo.

As novas instalações do Centro de Diagnóstico, que agora ficam ao lado da recepção central do Hospital, comportam uma nova REPAI, que é uma sala de recuperação para pacientes que realizaram exames (sala de recuperação pós-anestésica imediata). O serviço desse setor é oferecido a pacientes ambulatoriais do Hospital, pessoas já internadas e em tratamento e para o público encaminhado pelas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

Segundo a gerente do projeto e responsável pelas obras para revitalização no HUC, Elaine Costa, tudo isso favorece para que o paciente e as equipes tenham fluxos e processos mais seguros no atendimento às suas demandas. “Com a entrega e adequação do novo espaço, é possível oferecer aos pacientes do SUS um serviço com melhor padrão de qualidade”, afirma.

A revitalização do Centro de Diagnóstico inclui ainda outros serviços, como a melhoria dos postos de coleta laboratorial do HUC. O diretor do Hospital, Dr. Juliano Gasparetto, informa que as mudanças não param por aí. “A previsão é de que, ao longo do ano de 2021 faremos novas obras de melhoria para as áreas de atendimento do Hospital”.