Bon Vivant Cultura

INSTITUTO PRÓ-LIVRO ABRE INSCRIÇÕES PARA A 4° EDIÇÃO DO PRÊMIO IPL – RETRATOS DA LEITURA

O IPL quer encontrar projetos de fomento a leitura que façam a diferença em todo o país, nos seguintes segmentos: Bibliotecas públicas e comunitárias, Cadeia produtiva do livro, Mídia e Organizações da Sociedade Civil – OSCs

Leitura na praça, no cemitério, dentro de presídios, grandes projetos em bibliotecas, blogs e jornais que brindam a leitura. A missão do Prêmio Retratos da Leitura, promovido pelo Instituto Pró-Livro, é encontrar projetos que se destaquem em todo o país quando o assunto é estimular a leitura e a formação de leitores. Em sua quarta edição, o IPL já conseguiu identificar, estimular e premiar inúmeras iniciativas como essas, ao redor do país.

No próximo dia 15 de agosto, estarão abertas as inscrições para a 4ª edição do Prêmio, e o IPL quer multiplicar o número de projetos cadastrados na Plataforma Pró-Livro (plataforma.prolivro.org.br/) conhecendo e cadastrando novas iniciativas de cada canto do Brasil. O Prêmio veio para coroar os melhores projetos, homenagear e estimular o intercâmbio de experiências promovidas por tantas entidades. “O prêmio visa incentivar e dar visibilidade às iniciativas exitosas e fazer do Brasil um país de leitores”, conclui, presidente do Instituto Pró-Livro (IPL), Ângelo Xavier.

Além de ser um rol de projetos de incentivo à leitura, a Plataforma Pró-Livro também possibilita o intercâmbio de informações, pois oferece espaço para fóruns de discussões, acervo digital de estudos, teses, publicações e artigos voltados à leitura, alimentado pelos próprios usuários e, também pelo IPL. Além de poder usufruir de notícias sobre o setor, acerca do prêmio e sobre outras inciativas da área de promoção de leitura, formação leitora e acesso ao livro. “Somos uma ferramenta colaborativa para estimular conexões e fomentar novas iniciativas. Queremos ampliar o intercâmbio e a difusão dessas experiências”, pontua Zoara Failla, coordenadora do Prêmio e da Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil.

Em suas três edições o prêmio já reúne centenas cadastros de projetos de diversos Estados brasileiros, contemplou 36 premiados e 05 honra ao mérito, com 101 finalistas. Para 2019, o IPL espera ampliar o número de cadastros. “Esse ano nosso objetivo é aumentar as inscrições em todas regiões do país. Um bom projeto de fomento à leitura, uma biblioteca escolar exemplar causam grandes impactos sociais em seu entorno. Queremos chegar nessas iniciativas que mudam a vida e a história da sua comunidade”, pontua Zoara Failla, coordenadora da Pesquisa Retratos da Leitura.

As inscrições vão de 15 de agosto a 26 de setembro. Vale lembrar que, as inscrições e o cadastro de projetos devem ser realizadas na Plataforma Pró-Livro (www.plataforma.prolivro.org.br). Antes da inscrição, é importante verificar se o projeto atende ao regulamento da quarta edição. Projetos já cadastrados, ou, finalistas nas edições anteriores, podem concorrer novamente, mas não estão automaticamente inscritos. Será necessário fazer a inscrição para concorrer à esta edição 2019. Para cadastrar seu projeto, se inscrever no Prêmio, ou atualizar o projeto cadastrado, acesse a Plataforma Pró-Livro, leia o regulamento e siga as orientações.

Como no ano anterior, serão escolhidos projetos em quatro categorias: Empresas da cadeia produtiva do livro; Organizações Sociais; Mídias; Bibliotecas públicas e comunitárias. A novidade desta edição é que podem se inscrever, também, bibliotecas escolares que desenvolvam projetos de leitura. Uma equipe de especialistas fará uma seleção prévia dos finalistas e uma comissão de jurados elegerá três vencedores para cada uma das categorias. A entrega da quarta edição do prêmio ocorrerá em dezembro de 2019.