Cultura

ISA CTEEP e Artery convocam artistas a participar da Jaguar Parade 2019

Artistas poderão enviar suas artes até o dia 9 de junho

Artistas plásticos, designers, grafiteiros e pintores poderão participar de uma das maiores exposições ao ar livre – A Jaguar Parade São Paulo 2019. Organizada pela Artery e patrocinada pela ISA CTEEP, mais de 80 esculturas da onça-pintada estarão expostas em diversos locais da cidade e serão leiloadas para que parte dos recursos arrecadados sejam destinados a projetos de conservação da biodiversidade. Os artistas interessados em pintar uma escultura deverão se inscrever até o dia 9 de junho. Para isso, basta acessar www.jaguarparade.com. Os selecionados serão anunciados até o dia 13 de junho e suas obras expostas pela cidade entre os dias 25 de outubro e 23 de novembro deste ano.

A Jaguar Parade tem como objetivo chamar a atenção para a degradação da fauna silvestre, em especial da onça-pintada. No Brasil, os felinos, também conhecidos por jaguar, praticamente desapareceram da maior parte das regiões nordeste, sudeste e sul do país. Por estar no topo da cadeia alimentar, o maior predador das Américas é um importante indicador da qualidade ambiental e permite avaliar o equilíbrio do ecossistema em áreas de proteção ambiental. “O apoio a essa iniciativa é parte das ações da nossa plataforma corporativa de sustentabilidade, da qual se destaca o Programa Conexão Jaguar”, explica Elizabeth Campos, gerente de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da ISA CTEEP. A Companhia está investindo, por meio da Lei Rouanet de incentivo à cultura, R$ 750 mil neste projeto, viabilizando a confecção de 45 esculturas. Os valores arrecadados no leilão destas peças serão direcionados ao Projeto Onçafari – associação que promove a conservação da biodiversidade, em especial da onça-pintada, e o desenvolvimento socioeconômico das regiões em que atua, por meio do ecoturismo e estudos científicos.

“Além da responsabilidade social que a Jaguar Parade traz, ainda buscamos movimentar a classe artística local, por meio de liberdade e expressão cultural nas obras. Estamos, a cada projeto, em busca de novos nomes e ideias criativas”, afirma Carol Barreto, sócio-fundador da Artery, empresa responsável pela Jaguar Parade no Brasil.