Mediar Paraná oferece curso de mediação e conciliação em Curitiba
Mundo Empresarial Novidades

Mediar Paraná oferece curso de mediação e conciliação em Curitiba

A partir do dia 07 de maio, Curitiba receberá o curso de Capacitação em Conciliação e Mediação, da Mediar Paraná. Serão 40 horas de aulas divididas em três semanas, com término no dia 23. “O objetivo do curso é apresentar a Mediação e a Conciliação como métodos de resolução de conflitos, a fim de formar os participantes para atuar nos problemas entre pessoas físicas e jurídicas nas diversas áreas: civil, comercial, familiar, comunitária, meio-ambiente, organizacional, trabalhista, etc.”, conta Valéria Pinto, uma das idealizadoras do curso.

Apesar do conteúdo jurídico, o público alvo das palestras não são apenas os advogados. “Temos, engenheiros, psicólogos, assistentes sociais entre os interessados. Nos Estados Unidos, por exemplo, até médicos são mediadores. O foco são profissionais que entendam que os meios pacificadores de solução de conflitos e controvérsias são mais aptos a serem utilizados do que os meios judiciais”, afirma.

Valéria conta que o interesse pelo tema começou por acaso. “Há cerca de 3 anos resolvi dar uma guinada em minha carreira e encontrei a Mediação. Meu primeiro contato foi um curso à distância sobre o tema. Dali em diante não parei mais”. Por não ser um tema simples, ela encontrou no curso uma forma de apresentar a Mediação para outros públicos. “Percebi as confusões de conceitos e meios de aplicação dos novos métodos, além da dificuldade de se encontrar pessoas capacitadas para passar conhecimento e realizar as sessões. Daí a inspiração de realizar o curso, no intuito principal de manter a qualidade do ensinamento e preservar os institutos da Mediação e da Conciliação”, completa.

Turma pequena

As vagas, porém, são limitadas à apenas 30 participantes. “As palestras tem momentos expositivos e simulações. Aulas muito concorridas podem ser pouco produtivas. Por isso, os professores preferem turmas pequenas, entre 20 e 30 pessoas, para que possamos aproveitar ao máximo os exercícios”, afirma Valéria.

O curso terá palestras de Adolfo Braga Neto e André Carias de Araújo. As aulas ocorrem no Instituto de Engenharia do Paraná, que fica na Rua Emiliano Perneta, 174 – 11° andar, sala 02. Para realizar as inscrições e obter mais informações, é só acessar o site mediarparana.org, ou ligar no número (41) 3039-2768.

Por Miguel Mello