Bon Vivant Cultura

Nas férias de janeiro, Theatro Municipal oferece visitas guiadas gratuitas pelas dependências do prédio centenário

O tour é gratuito e os ingressos podem ser reservados pela internet e na bilheteria do Theatro.

Nada melhor que aproveitar o período de férias para um passeio pelo centro histórico da cidade e o Theatro Municipal, um dos cartões postais de São Paulo localizado na Praça Ramos de Azevedo, próximo à estação do metrô Anhangabaú, oferece visitas educativas com monitoria. E o que é melhor, de graça. Há várias opções de horário entre 11h e 17h, de terça a sábado, durante todo o mês de janeiro.

Os ingressos podem ser reservados pela internet e na bilheteria do Theatro. O tour inclui a Praça das Artes, prédio aberto em 2012 e ligado ao Complexo Theatro Municipal que também se destaca pela sua arquitetura ímpar reconhecida internacionalmente. As visitas são feitas em inglês e também em libras, tudo em datas e horários estabelecidos.

A visita educativa pelo Theatro Municipal, que é Patrimônio Histórico tombado, é uma ótima oportunidade para conhecer as histórias e curiosidades do edifício inaugurado em 1911, berço da Semana de Arte Moderna de 1922, que abriga tradicionais orquestras, corais e uma companhia de balé, além de ser palco de diferentes linguagens e manifestações artísticas da metrópole mais cultural do País. O Saguão de entrada, o Salão Nobre e a Sala de Espetáculos são alguns dos espaços percorridos. Importante ressaltar que a sala de espetáculos está condicionada à programação artística, pois muitas vezes o espaço está restrito por motivos de ensaios, montagens, afinação de luz, etc. O visitante é convidado a um delicioso mergulho no projeto arquitetônico de estilo inspirado na casa Ópera de Paris, na França, assinado pelo escritório Ramos de Azevedo em colaboração com os italianos Cláudio Rossi e Domiziano Rossi.

Excepcionalmente no dia 25 de janeiro, o Theatro Municipal recebe uma programação especial para comemorar o aniversário de São Paulo e não haverá visitas.