Mundo Empresarial Novidades

ØCLB Masterclass – O Futuro das Experiências: profissionais da indústria do entretenimento ao vivo sinalizam a direção do setor em um ano ainda de crise

Com participações nacionais e internacionais, curso online apresenta tendências, oportunidades e desafios do setor de eventos e entretenimento ao vivo. Representantes de marcas como Coca-Cola, Natura, Heineken, Multishow e Magazine Luiza, além de festivais como SXSW e Tomorrowland são alguns dos primeiros nomes confirmados.

Enquanto o mercado do entretenimento ao vivo atinge pontos de inflexão contínuos ao redor do globo e a crise desencadeada pela pandemia do coronavírus mergulha o ecossistema em incertezas, setores da indústria criativa se esforçam para desenvolver e entregar novas formas de experiência a um público saturado de lives e em busca de novidades para o entretenimento dentro de casa.

No Brasil, os sócios Franklin Costa e Carol Soares, que estudam as transformações dessa indústria há oito anos, reuniram um time de especialistas do mercado para ØCLB Masterclass, O Futuro das Experiências, evento on-line que acontece de 9 a 12 de março ( inscreva-se aqui) com a proposta de analisar, discutir e compreender o futuro do entretenimento ao vivo e do design de experiências exatamente um ano após o início da pandemia que mudou o mundo.

Voltado para profissionais interessados em compreender as principais tendências e inovações desse setor, mas também estudantes, pesquisadores e qualquer pessoa interessada em fazer parte da nova era das experiências e do entretenimento ao vivo pós-COVID, a masterclass receberá convidados que estão na linha de frente destas transformações, como Andrea Galasso (International Projects Tomorrowland)Adriana Barbosa (Preta Hub e Feira Preta), a inglesa Claire O’Neill, diretora da ONG A Greener Festival (entidade global que também realiza a maior premiação do mundo de sustentabilidade em festivais), Batman Zavareze (Artista Multimídia e Curador do Festival Multiplicidade), Fernanda Paiva (Head de Cultural Branding Natura), Guilherme Bailão (Head de Brand Experience Heineken), Juliana Costantini (head de música dos canais Multishow e Biz), Liana Brazil (Superuber e Superviz), Luciano Luccas (Head de Brand Experience Coca-Cola), Pedro Alvim (Gerente de Marca e Redes Sociais no Magazine Luiza) e Tracy Mann (International Business SXSW).

.

O desafio de debater e encontrar soluções para a indústria do entretenimento ao vivo (que engloba áreas como eventos, feiras, conferências, festivais, live marketing, live commerce, teatro, streamings entre outros) reúne um time de especialistas capacitados. Todos eles ajudaram a trazer soluções e reformularam modelos de negócios durante a pandemia, e vão apontar rumos para o futuro das experiências na Masterclass.

“Com a pandemia, produtores de eventos se dividiram em dois grupos: de um lado, aqueles que tentam defender o status quo de como as coisas aconteciam, com iniciativas para retomar eventos presenciais de forma segura e protocolar. Mas há um segundo grupo de mentes criativas que está buscando revolucionar o entretenimento com novos formatos, conexões e conteúdos”, explica Franklin Costa, sócio e idealizador do projeto. “Parafraseando o poeta e ativista Gil Scott-Heron, ‘a revolução não será televisionada, ela acontece ao vivo’. Então, convidamos especialistas e profissionais que estão com a mão na massa construindo uma nova era das das experiências e do entretenimento ao vivo e que nos aponta um direcionamento do que ainda vamos ver como o futuro desse setor”, completa.

Propriedade para destravar as complexidades do assunto eles têm de sobra. Criadores do Projeto Pulso (plataforma de pesquisa e conteúdo sobre a cultura dos festivais) e consultores em design de experiências para clientes como Lollapalooza, Rock in Rio, Tomorrowland, Heineken, Coca-Cola, Doritos, entre outras, uniram formações distintas – e que se completam – para dar o próximo passo na carreira e em seus projetos autorais.

.

“A masterclass é mais que um curso, é uma experiência de aprendizado e conexão, em que buscamos analisar os comportamentos, movimentos e ideias que estão construindo as transformações da indústria do entretenimento ao vivo e do design de experiências”, explica Carol Soares, sócia ØCLB.

A inscrição para ØCLB Masterclass – O Futuro das Experiências pode ser feita através desse site . Para estimular diversidade e inclusão, bolsas gratuitas voltadas para pessoas pretas e pardas e para a comunidade LGBTQIA+ também estão disponíveis para seleção a partir do preenchimento de um formulário no site do evento.

Acompanhe também o Instagram ØCLB e a newsletter semanal Cápsula para acompanhar as transformações sobre o futuro do entretenimento ao vivo e design de experiências.