Bon Vivant Cultura

Pão de Açúcar convida consumidores para um movimento de consumo consciente na campanha “Cada Dia Conta”

Com o apoio do Instituto AKATU, rede é pioneira ao lançar a campanha “Cada Dia Conta” que tem o objetivo de conscientizar os consumidores sobre as temáticas ambientais como Dia da Sobrecarga da Terra e ações de combate a mudanças climáticas

O Pão de Açúcar tem como propósito estimular a prática da felicidade por meio das relações e do alimento e por isso a rede acaba de lançar a campanha “Cada Dia Conta”, que convida as pessoas a se engajarem sobre a importância de um movimento coletivo de consumo consciente e de mudanças de atitudes diárias individuais e coletivas para a construção de um futuro mais sustentável.

O objetivo é trazer mais conhecimento e mobilização de clientes e sociedade sobre temas ambientais que parecem estar distantes do dia a dia, mas que estão totalmente conectados, por exemplo, a questão das mudanças climáticas, e o consumo de recursos naturais como o chamado Dia da Sobrecarga da Terra. Ainda pouco difundida no Brasil, a data representa o momento em que passamos a demandar mais recursos naturais do que a Terra é capaz de regenerar em um ano. Em 2019 e 2020, a data aconteceu em 29 de julho e 22 de agosto, respectivamente.

Para o lançamento do projeto, construído em parceria com a BETC/Havas, a rede lançao filme “#CadaDiaConta, pequenas atitudes por um planeta mais leve” que destaca, na prática, quais mudanças de atitudes diárias impactam em transformações coletivas e a importância do envolvimento de todos para a mudança acontecer. O vídeo está disponível no canal da rede no Youtube e nas mídias sociais e contará com o lançamento de diversos “stickers” para o Instagram, como #cadadiaconta, #cadaatitudeconta, 100% orgânico, entre outros.

.

A ideia é que a campanha seja perene, por este motivo, ao longo do ano, a rede lançará outras iniciativas para reforçar o conceito da campanha no dia a dia das pessoas, conscientizando sobre pequenas atitudes por um planeta mais feliz.

Já para os clientes do e-commerce, a campanha propõe um upcycling nas ecobags existentes em suas casas. A ação será feita com a disponibilização de adesivos para que os consumidores possam customizar suas sacolas retornáveis com o tema da campanha.

“Com o “Cada Dia Conta”, queremos reforçar nosso papel na sociedade como agente transformador, incentivando ações educativas para uma produção e um consumo mais consciente e sustentável ”, diz Camila Assis, gerente de marketing do Pão de Açúcar.

“Hoje, temos diversas iniciativas que contribuem para que os consumidores tenham em seu dia a dia práticas mais sustentáveis como os programas de reciclagem e logística reversa, a oferta de produtos orgânicos, proteínas contemplam bem-estar animal na sua produção, ações de combate ao desperdício, como a doação de alimentos, entre outros. A ação de cada um é importante, mas é a ação conjunta de todos que vai realmente nos transformar e transformar nossa sociedade”, completa Eduardo Telles, Diretor de Marketing do GPA.

.

O movimento tem o apoio do Instituto Akatu, ONG pioneira no trabalho de sensibilizar e mobilizar a sociedade para o consumo consciente, e que é responsável pela criação de conteúdos que estarão disponíveis no blog do Pão.

“A transição para estilos de vida mais saudáveis e sustentáveis só será possível se todos os atores da sociedade agirem nesta mesma direção. Essa campanha do Pão de Açúcar é um exemplo de iniciativa que as empresas podem fazer para ajudar os consumidores a perceberem que a adoção de simples práticas de consumo consciente pode gerar um melhor impacto para eles mesmos, o meio ambiente e a sociedade em geral, principalmente quando essas práticas se tornam hábitos. Para o Akatu, é uma grande alegria ser parceiro da campanha contribuindo com informações sobre o Dia da Sobrecarga da Terra, uma data que deixa como recado a urgente necessidade de adotar padrões mais sustentáveis de produção e consumo”, diz Bruna Tiussu, gerente de Comunicação e Conteúdos do Instituto Akatu.

Link para o filme: https://youtu.be/a3AlrAOItzA

Conheça algumas iniciativas do Pão de Açúcar para incentivar o tema:

Lugar de Escuta

O Pão de Açúcar lançou recentemente o podcast “Lugar de Escuta”, espaço para ampliar a conscientização e conhecimento sobre sustentabilidade, economia circular, bem-estar animal, mudanças climáticas, desperdício e outros assuntos em discussão pela sociedade, são mais de 10 episódios com convidados especialistas no assunto para debater e falar sobre o assunto. Conheça acessando este link.

Estações de Reciclagem Pão de Açúcar Unilever

Desde 2001, a rede conta com as Estações de Reciclagem Pão de Açúcar Unilever, desenvolvidas e implementadas em parceria entre as duas marcas, que recebem diariamente materiais recicláveis como metal, papel, plástico, vidro e óleo de cozinha descartados pelos clientes. São, ao todo, 94 Estações em operação distribuídas em 20 cidades do Brasil. Em quase 20 anos, mais de 123 mil toneladas de resíduos já foram encaminhadas à reciclagem. Além das Estações, nossas lojas são pontos de coleta de diversos materiais para reciclagem: cápsulas de café, isopor, pilhas e baterias, rolhas, vidro e etc. Clique aqui para saber mais.

Substituição de 100% de suas bandejas de hortifruti

Em 2019, o Pão de Açúcar também iniciou a substituição de 100% de suas bandejas utilizadas em produtos de hortifrúti (frutas, verduras e legumes) das marcas exclusivas Taeq e Qualitá para uma solução 100% biodegradável.

Caras do Brasil

O Pão de Açúcar conta ainda com o programa “Caras do Brasil”. Criado em 1999, é exclusivo da rede e tem o propósito de incentivar a pequena produção alimentar sustentável, com foco em pequenos fornecedores de produtos representativos das diferentes culturas culinárias regionais. Temos hoje parceria com 16 produtores e já disponibilizamos para os consumidores 28 produtos desta iniciativa, que também são possíveis de comprar pelo site do Pão. Tratam-se de sabores e saberes brasileiros de produtos típicos de cada região do Brasil e que têm sua capacidade produtiva, sua sazonalidade de produção e suas marcas e propostas de valor respeitadas. Em 2020 tivemos um crescimento de mais de 50% em vendas nos produtos nas 20 lojas que os produtos estão hoje. Saiba mais aqui.

Horta Social Urbana

Com o apoio do Pão de Açúcar, por meio do Instituto GPA, a Horta Social Urbana oferece cursos profissionalizantes de agricultura e jardinagem para pessoas em situação de vulnerabilidade. Com a compra dos produtos da Horta Social Urbana, disponíveis no Pão Ricardo Jafet (São Paulo), automaticamente o cliente já está apoiando o projeto. Nela, é possível adquirir opções orgânicas e fresquinhas de alecrim, almeirão, alface, beterraba, cebolinha, couve, escarola, salsinha, entre outras. Clique aqui para mais informações.