Cultura Novidades

#PlantingForPlanet: Grupo CMA CGM irá plantar 7.000 árvores no Brasil como parte de sua iniciativa global de reflorestamento

– 110.000 árvores, uma para cada um dos 110.000 colaboradores, será plantada em doze países como parte dos programas locais de reflorestamento
– O Grupo CMA CGM irá plantar 7.000 árvores no Sudeste do Brasil, em parceria com a ONG Nordesta Reflorestamento e Educação
– O Grupo CMA CGM está firmemente comprometido com o desenvolvimento sustentável e com a preservação do nosso ambiente natural

O Grupo CMA CGM, líder mundial em transporte e logística, realiza uma iniciativa global de reflorestamento. 110.000 árvores serão plantadas em 12 países como parte de programas de reflorestamento locais, cujo objetivo é regenerar a natureza e apoiar o desenvolvimento das comunidades locais. Serão 110.000 árvores, uma para cada um de seus 110.000 colaboradores.

O Grupo está totalmente comprometido com o desenvolvimento sustentável e com a preservação do meio ambiente. Como tal, várias iniciativas que refletem os compromissos assumidos pelo Grupo, como “Agindo pelas Pessoas”, “Agindo pelo Planeta” e “Agindo pelo Comércio Responsável”, têm sido realizadas.

7.000 árvores no estado de Minas Gerais para preservar as matas ciliares                  

Como parte dessa iniciativa, a CMA CGM vai plantar 7.000 árvores de espécies nativas locais no sudeste do Brasil, em parceria com a associação Nordesta Reflorestamento e Educação, no âmbito de um projeto dedicado à conservação das florestas tropicais, bem como à melhoria da qualidade de vida da população rural. Este projeto visa regenerar os ecossistemas florestais do estado de Minas Gerais, onde o grande crescimento e exploração de atividades agrícolas provocou amplo desmatamento ao longo do curso do terceiro rio mais importante do Brasil, o rio São Francisco.

Estas intervenções causaram erosão, poluição das águas e perda de biodiversidade. Em colaboração com os agricultores locais e proprietários de terras, este projeto terá como objetivo aumentar a consciência ambiental, especialmente em relação aos benefícios do plantio árvores, melhorar a qualidade e quantidade da água do Rio São Francisco e suas nascentes, regenerar áreas degradadas e melhorar a qualidade do solo. Também envolverá os habitantes e os ajudará a cumprir as leis ambientais do Brasil, além de promover a agricultura orgânica, para manter a biodiversidade na área.

Uma iniciativa global de reflorestamento que equilibra benefícios ambientais, sociais e econômicos

Esta iniciativa global de reflorestamento proporcionará benefícios ambientais, sociais e econômicos dentro de cada um dos comunidades e dos 12 países envolvidos no projeto: Canadá, EUA, Peru, Brasil, França, Romênia, Marrocos, Índia, China, Filipinas, Indonésia e Nova Zelândia. Além de mitigar os impactos do desmatamento, o plantio de árvores promove a regeneração de solos e ecossistemas essenciais para a preservação da biodiversidade.

Além disso, vários membros da equipe da CMA CGM terão a oportunidade de participar de plantios participativos em alguns destes doze países. Esta operação é conduzida em colaboração com PUR PROJET, parceiro do Grupo, com o qual a empresa desenvolve uma oferta exclusiva de compensação de carbono como parte do Compromisso de Responsabilidade Ambiental CMA CGM+.

Presente no Brasil desde 2003, o Grupo CMA CGM emprega mais de 660 colaboradores e conecta o país com o mundo por meio de 11 serviços que realizam 11 chamadas por semana.