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Problemas com o seu negócio e com a sua marca?

TERAPIA DA MARCA FAZ O DIAGNÓSTICO E INDICA OS MELHORES ‘TRATAMENTOS’ PARA PEQUENOS E MÉDIOS NEGÓCIOS

 

A recessão prolongada nos traz a um momento paradoxal: quando é mais necessário apresentar-se impecavelmente, maiores são as restrições orçamentárias. É como se tivéssemos que concorrer numa prova duríssima, tendo que partir sem treinamento, disciplina e equipamentos adequados. Assim é o mundo dos negócios: cada vez mais competitivo e clientes mais exigentes que fazem do mercado um leilão permanente pelo preço mais baixo. As margens despencam num cenário de batalha aberta.

Manter os clientes fidelizados torna-se difícil, a debandada é inevitável e, portanto, a conquista dos “desconhecidos” passa a ser mandatória. A disputa pela preferência, então, se dá pela qualidade da promessa de cada um. Ou melhor, a decisão de compra se baseia em como essa promessa é percebida. Nesse jogo a comunicação torna-se vital porque vai beneficiar aquelas empresas que são capazes de transmitir de maneira mais eficaz os seus diferenciais. Marcas que reúnem o melhor conjunto de mensagens verbais e visuais saem na frente.

Por que a marca é importante?

Além de identificar, a marca transmite uma série de atributos e ganha valor na medida em que o conjunto é percebido positivamente. Não bastam boas intenções se, por deficiências na comunicação, a percepção de quem está do outro lado não for favorável. Claro que a reputação evolui a partir das experiências reais: ela será construída com base na qualidade da entrega. Porém, fidelizar clientes que já nos conhecem é uma coisa, conquistar clientes que não nos conhecem é outra. E o sucesso da maioria dos negócios depende disso: assim crescemos.

Estas relações entre marca e consumidor podem ser surpreendentes. Há casos em que a presença da marca já garante a venda, antes mesmo do produto ser testado, pela simples razão de ser endossado por ela. Nessa circunstância, a influência do fator preço reduz-se drasticamente.

A lição mais imediata é que uma marca forte, e bem avaliada, permite expandir as margens de lucro, dispensa maiores esforços de venda e investimentos em publicidade. Garantia de ganho exponencial. A lição menos imediata é que o sucesso depende visceralmente de duas coisas: criar um diferencial (ou diferenciais) e comunicá-lo com eficiência a quem ainda não nos provou.

Compreendendo estas relações, a dedução de que marca é importante e alavanca o negócio é automática. Então, é importante lembrar que, ao construir ou repensar um negócio, vale alocar esforços e recursos na construção do RG visual, para garantir que ali estejam bem representados os diferenciais e, em última instância, o seu valor.

Por que apostar na Terapia da Marca?

 Porque a Terapia da Marca foi pensada justamente para atender este contingente, com o cinto muito apertado e que não pode arriscar investimentos sem retorno. Os dilemas são inúmeros: vão desde questões de adequação de nome, marca e demais materiais de comunicação, até arquitetura do ponto de venda, sinalização etc.

Dirigida por Carlos Dränger, um dos profissionais de maior experiência na área – arquiteto de formação, mestre na construção de marcas e sua aplicação no mundo 3D (pontos de vendas, rede de lojas, estandes etc.) -, a Terapia da Marca vem romper o círculo vicioso grande empresa/grande agência, pequena empresa/amadorismo, pois torna acessível uma consultoria de alto nível, em função de um modelo espelhado na medicina.

Segundo Dränger, nosso país pode ser considerado ainda iniciante nesse ramo. São poucas as agências com experiência acumulada e que acabam concentrando o atendimento das grandes corporações. Por isso, as pequenas e médias empresas, que hoje precisam mais do que nunca repensar a maneira de se comunicar com o mercado, o fazem ainda de forma amadora. “Tudo é muito subjetivo, difícil identificar o que não está funcionando e por que, e já se percebeu que não dá para continuar seguindo com base no gosto pessoal. Por isso é fundamental contar com ajuda profissional e especializada”, afirma.

Funciona assim: a consulta tem o valor predefinido e de baixo investimento – apenas R$ 2mil. Nela é oferecido um “diagnóstico técnico” ao cliente, com orientações sobre o que, quanto e como fazer para profissionalizar sua imagem. Esse encontro também vai apontar caminhos e indicar fornecedores especializados, se necessário, e, mais do que isso, vai dar subsídios para que a pequena ou média empresa tome decisões estratégicas que impactem diretamente seus negócios.

Sobre a Terapia da Marca

Idealizada por Carlos Dränger, Terapia da Marca é uma consultoria de branding inovadora especializada no diagnóstico e gestão tratamento de marcas e estratégias de negócios para micro e médio empreendedores.

Explorar um pouco mais a inovação da Terapia da Marca.

Tem um formato de atuação inédito, como uma consulta médica. Portanto, com baixo investimento e risco. Não trata apenas da marca, mas tudo que envolve identidade: nome, materiais de comunicação, fachada, sinalização etc. A Terapia da Marca ajuda o empreendedor a entender o que não está funcionando e oferece um passo a passo de quanto, quando e como mudar, de maneira essencial, para maximizar resultados.

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