Festival de Curitiba 2019 Últimas

Programa Guritiba tem 11ª edição com teatro, música, brincadeiras e ação social

O Guritiba, recorte do Festival de Curitiba destinado ao público infantil, apresenta em 2019 quatro espetáculos, com circo, contação de histórias, teatro e brincadeiras “que não se plugam na tomada”. As apresentações acontecem em diversos espaços de Curitiba e da Região Metropolitana, entre 27 de março e 07 de abril.

Um de seus objetivos é a formação de novas plateias e para tanto, desde o ano passado, o projeto passou a ter uma agenda de espetáculos e ações sociais que acontecem o ano todo. Com isso, explica a produtora Fabíula Passini, ganhou novo nome: agora é Programa Guritiba. “Os primeiros passos foram dentro Festival de Curitiba, há uma década, e em 2018 ampliamos as apresentações atendendo mais de oito mil crianças, em 31 instituições de cinco municípios da região da capital paranaense”, diz ela.

“Nosso objetivo é continuar fazendo esse trabalho até o final do ano porque tem sido um sucesso e gerou um forte impacto, especialmente para crianças que nunca tiveram acesso ao teatro”, completa Fabíula. Em 2018, além das apresentações, 336 alunos e 200 educadores foram atendidos em ações formativas e 66 famílias foram beneficiadas em 25 ações chamadas “cultura em família”.  

Programação – A “Orkestra Meraki”, grupo de São Paulo, formado por oito músicos brincantes, que interagem com o público, fará única apresentação, gratuita, no Shopping Mueller, dia 03 de abril, às 20 horas. Outro espetáculo gratuito é o “Rockids-Clássico do Rock Para Crianças”, com quatro garotas e um repertório escolhido a dedo para contar sobre os 50 anos de rock para a criançada, no ParkShoppingBarigui, dia 27 de março, às 20 horas.

Com canções originais de Adriana Calcanhotto, “Malala, a Menina que Queria ir para Escola” conta a saga de uma jornalista para descobrir a verdadeira história da menina paquistanesa Malala Yousafzai, ganhadora do Prêmio Nobel da Paz. Usa intervenções de projeções e videoinstalação e terá apresentações nos dias 30 e 31 de março no Teatro Bom Jesus, às 16 horas.

Edson Bueno dirige e assina a adaptação de “Tistu, O Menino do Dedo Verde”, que resgata a história do garoto que descobre um dom especial de transformar em flores tudo que toca com seu dedo verde. A peça terá apresentações nos dias 06 e 07 de abril, às 16 e 11 horas respectivamente, no auditório do Museu Oscar Niemeyer (MON).

Para as ações sociais, o Programa Guritiba conta com apoiadores que ajudam a levar as artes cênicas para públicos com pouco ou nenhum acesso ao teatro. Este ano, algumas instituições receberão as apresentações do circense “Licença Preu Passar”, do Paraná; “Contos da Corte”, com artistas mambembe de Santa Catarina em uma divertida contação de histórias e a comedia “Puli-Pulá”, do gaúcho Grupo Cerco, na qual o público é convidado a participar das brincadeiras do espetáculo.

As crianças e os pais ainda terão a oportunidade de brincar juntos ‘como antigamente’, compartilhando só “brincadeiras que não se plugam na tomada”, como corda, bola, perna de pau entre outros brinquedos que estarão no Teatro Bom Jesus nos dias 30 e 31, das 14 às 16 horas e no MON, dia 06 das 09 às 11 horas e dia 07, das 14 às 16 horas.

Acompanhe todas as novidades e informações pelo site, pelas redes sociais disponíveis, no

Facebook (@fest.curitiba), pelo Instagram (@festivaldecuritiba) e pelo Twitter (@fest_curitiba).