Educação Novidades

PROJETO “ERA UMA VEZ… BRASIL” ESTIMULA APRENDIZADO E DESENVOLVIMENTO DE ALUNOS DA REDE PÚBLICA

Criado pela Origem Produções, estudantes tem a possibilidade de viajar para Portugal e conhecer onde toda a história do Brasil começou

 

Estimular compreensão, favorecer aprendizado, possibilitar vivências e desenvolver culturas são algumas das propostas do projeto “Era uma vez… Brasil”, desenvolvido pela Origem Produções, para estudantes da rede pública, do oitavo ano, do Ensino Fundamental.

O projeto é um programa de atividades que colaboram com o desenvolvimento da cultura nacional e promove o enriquecimento dos alunos envolvidos por meio do contato com diferentes linguagens artístico-culturais, tendo como base o livro 1808, do escritor e jornalista Laurentino Gomes, que aborda a transferência da família real e da corte portuguesa para o Brasil.

Mas, muita além de proporcionar uma viagem inesquecível para os alunos selecionados ao longo de todas as três etapas, o projeto estimula mais de 10 mil alunos a compreender a história do Brasil e refletir sobre o cenário atual. O grande prêmio, na verdade, é o de despertar o lado crítico desses adolescentes para que entendam a sua própria história e passem a ver o seu país sob outra perspectiva, é uma possibilidade dos alunos ampliarem a visão sobre os acontecimentos atuais, baseado no olhar histórico.

Além de propor a pesquisa sobre história e cultura do Brasil, o programa estimula também o aprendizado por meio de oficinas e práticas de história em quadrinhos, áudio visual e vivencias com as etnias indígenas e de matriz africana, base de nossa cultura e da formação do nosso povo brasileiro.

“O ‘Era uma vez… Brasil’ proporciona a estudantes e professores uma oportunidade de olhar para o passado e poder entender melhor o Brasil de hoje e os desafios daqui pra frente”, exalta Marici Vila, diretora executiva da Origem Produções.

Atualmente, o Brasil enfrenta diversos desafios na democracia e a história é passada diariamente nos noticiários políticos. Um oportunidade de explicar a teoria na prática, já que a estudar História vai explicar quem é o povo brasileiro, o que diferencia o Brasil de outras culturas e quais são as dificuldades e as virtudes do país. “Além de ensinar História ao aluno, ensinamos comprometimento e ação na sala de aula. Como cada professor é de um estado ou região, as realidades das salas de aula são diferentes e por isso trocamos muitas informações profissionais”, explica Quitéria Feitosa, professora pernambucana de Belo Jardim.

Nesse momento, o projeto está em sua segunda etapa onde 400 adolescentes participam de um campus durante sete dias, em período integral, com oficinas culturais de audiovisual e uma imersão na cultura indígena e africana com a participação de povos indígenas e comunidades quilombolas.

O ‘Era uma Vez… Brasil’ dá continuidade a um projeto anterior da mesma produtora, intitulado Era Uma Vez Europa, realizado nos anos de 2011 e 2014 nas cidades de Novo Horizonte e Guarujá, em São Paulo. Em sua quinta edição, já envolveu mais de 50 mil estudantes ao longo desses anos e mais de 400 professores. As cidades envolvidas nesta edição são Salvador (BA), Mata de São João (BA), Belo Jardim (PE), Lençóis Paulista(SP), Macatuba(SP), Araraquara (SP), Gavião Peixoto (SP), Rincão (SP), Ribeirão Preto (SP) e São Simão (SP). Em 2018, o projeto conta com o patrocínio da Bateria Moura, Grupo Lwart, RTE Rodonaves e CUTRALE.

Sobre a Origem Produções 

Origem Produções é uma empresa de consultoria e gestão de projetos criativos, com vocação consolidada para atuar em diversas áreas, como cultura, educação, sustentabilidade, esporte e responsabilidade social. Fundada em 2007, a empresa desenvolve, atualmente, trabalhos em todo o país e soma experiências no exterior. Com uma equipe capacitada e constantemente atualizada sobre as exigências legais e tendências nas diferentes áreas de atuação, a produtora vem se destacando no mercado e conquistando a confiança de clientes e parceiros com transparência. Seus serviços, alinhados às estratégias de negócios e de comunicação das empresas, ampliam o relacionamento com a comunidade e colaboradores, além de dar visibilidade às políticas corporativas. Como interface entre artistas e patrocinadores, a Origem propicia o acesso à cultura, a interação social e o desenvolvimento humano.