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Saúde na Tela: a consulta a distância da SulAmérica que cuida de você onde estiver, quando precisar

São mais de 40 especialidades médicas, além de psicólogos, fonoaudiólogos, nutricionistas, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais habilitados a prestar atendimento remoto agendado com segurança, acolhimento e 90% de resolutividade

De um mês para o outro, a SulAmérica viu o número de consultas via tela saltar de 500 em fevereiro para 15 mil em abril, alcançando 60 mil em junho. A pandemia da COVID-19, o isolamento social e o risco de contaminação em unidades hospitalares impulsionaram a regulamentação da telemedicina. As pesquisas de satisfação realizadas pela companhia mostram que essa prática foi aprovada pelas pessoas que a utilizaram, com índice de NPS (Net Promote Score) de 91p.p, e o hábito veio para ficar.

“Desde 2018 disponibilizamos a teleorientação com médicos generalistas via videoconferência ou telefone. De lá pra cá, investimos muito em inovação digital segura, treinamos nossos parceiros para realizar atendimentos a distância seguindo boas práticas de conduta e preparamos todas as ferramentas para oferecer esta possibilidade aos nossos clientes”, explica Erika Fuga, diretora de sinistros saúde da SulAmérica. No entanto, o desconhecimento dessa prática ainda prevalecia. “A necessidade de isolamento social e a conscientização de que os prontos-socorros deveriam ser evitados conduziu médicos e pacientes a experimentar o Saúde na Tela”, completa Fuga.

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Para utilizar o Saúde na Tela, o cliente acessa o aplicativo da SulAmérica Saúde e escolhe entre o atendimento imediato com um médico generalista (24 horas por dia, sete dias por semana) ou realiza um agendamento com o especialista credenciado de sua preferência – atualmente é possível ser atendido por médicos de mais de 40 especialidades. Também é possível marcar sessões com psicólogos, fonoaudiólogos, nutricionistas, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais. Já são mais de mil médicos habilitados para atender via tela e enviar ao final da consulta, se necessário, receitas de exames, prescrições de medicamentos e atestados de forma digital, via SMS e e-mail.

“Hoje, os profissionais de saúde enxergam a telemedicina como uma modalidade complementar à atividade do seu consultório. Durante a pandemia, permite acompanhamento de pacientes sem que eles precisem sair de casa, atendimento de novos, mantendo o movimento da clínica mesmo em momentos de isolamento social”, diz Tereza Veloso, diretora técnica médica e rede credenciada na SulAmérica. “Com certeza a telemedicina será um legado da pandemia e todos poderão seguir cuidando da saúde de forma simples, cômoda e segura”, complementa.

Antes de atender no Saúde na Tela, os profissionais credenciados da SulAmérica passam por um treinamento para que se familiarizem com as ferramentas disponíveis, como a prescrição eletrônica, e também com o jeito digital de fazer a consulta. “Queremos que usem a tecnologia como aliada no cuidado e mantenham toda a humanidade para atender bem o cliente”, explica Tereza, exemplificando que a cada sessão de treinamento participam, em média, 150 médicos do Brasil todo.

Saúde na Tela é parte da estratégia de Gestão de Saúde da SulAmérica

A SulAmérica busca sempre oferecer as melhores opções para que seus clientes possam escolher a mais adequada para eles naquele momento de vida. Ora isso significa disponibilizar uma ferramenta tecnológica como o Saúde na Tela ou a triagem via aplicativo, ora, acelerar a admissão em um hospital. Isso tudo faz parte da Gestão de Saúde SulAmérica.

“Ser uma gestora de saúde e bem-estar, olhando para toda a jornada dos nossos clientes, faz parte da nossa estratégia. Nossos esforços estão sempre concentrados em utilizar a tecnologia como uma alavanca para o cuidado, não uma substituta. Isso se reflete em um ecossistema de saúde mais sustentável, com pessoas que podem usar toda a conveniência possível para cuidar de si quando quiserem e onde precisarem”, afirma Raquel Giglio, vice-presidente de Saúde e Odonto da SulAmérica.

Além do Saúde na Tela, a Gestão de Saúde SulAmérica engloba uma série de outras ações que colocam o cliente no centro do cuidado:

  • Triagem pelo aplicativo SulAmérica Saúde e pelo WhatsApp, utilizando questionário online e inteligência artificial para mapear riscos, respectivamente;
  • Orientação Médica Telefônica (OMT);
  • Atenção primária;
  • Ambulatórios in company;
  • Cuidados pré-hospitalares;
  • Aceleração de atendimento em pronto socorros e admissão em hospitais para pacientes que passaram por consultas médicas remotas (Saúde na Tela).

Psicólogo na Tela agora disponível para todos os clientes SulAmérica

Desde maio de 2020, todos os beneficiários dos planos de saúde da SulAmérica podem fazer suas sessões de psicoterapia via Saúde na Tela. Com o pedido médico em mãos, eles acessam o aplicativo da SulAmérica Saúde e agendam com o profissional de sua preferência, que pode continuar o acompanhamento, se assim o cliente desejar. O serviço via tela facilita o acesso, evitando deslocamento e permitindo o tratamento de pessoas que vivem fora dos grandes centros urbanos.

“Vemos nossos clientes de forma abrangente, olhando todos os aspectos da sua vida, e buscamos oferecer serviços que facilitem seus cuidados com a saúde física e a mental, porque são interdependentes. Observamos que os índices de depressão, ansiedade, entre outras doenças mentais, crescem constantemente e devem atingir mais de 25% da população brasileira”, conta Marco Antunes, vice-presidente de Operações e Experiência do Cliente da SulAmérica. “Precisamos apoiar nossos clientes nesse enfrentamento.”