Bem Estar Cultura Educação

SEMANA MARES LIMPOS SERÁ ENCERRADA COM MUTIRÃO GIGANTE DE LIMPEZA EM PRAIA DO PARANÁ

Parceiros do Mar coordena ação da ONU Meio Ambiente em conjunto a marca Davines e entidades para retirar resíduos plásticos da praia

Dezenas de voluntários irão se reunir na Praia de Ipanema, em Pontal do Paraná, neste sábado (21), a partir das 9h, para realizar o maior mutirão de limpeza do ano, no litoral. A ação coordenada pela Parceiros do Mar em conjunto com a marca Davines, no Estado, irá marcar o fim da #SemanaMaresLimpos e (#SML2019 #CleanSeas) – 14 a 21 de setembro – promovida pela A ONU Meio Ambiente. Segundo a organização serão cerca 300 grupos, organizações e coletivos promovendo a limpeza em praias, rios, córregos e parques em 22 estados do Brasil. Sábado também é o Dia Mundial de Limpeza de Praias (#CleanupDay), celebrado internacionalmente.

As atividades de coletas de resíduos das praias do Paraná são promovidas regularmente no litoral pela Parceiros do Mar, desde 2012. Este ano, a marca italiana Davines de produtos ecossustentáveis para cabelos se uniu a entidade social no trabalho. Em comum, para ambas, está a preocupação ambiental com resíduos que quando despejados ao mar, causam danos à natureza e colocam em risco a população e banhistas.

“Participar de ações como essa é também uma forma que a Davines encontrou de criar a ‘beleza’. Queremos incentivar as pessoas a cuidar de si mesmas, do ambiente, daquilo que amam. Entendemos que sustentabilidade tem a ver com a responsabilidade que sentimos por nós e por tudo que está a nossa volta, pelo mundo em que vivemos e trabalhamos”, destaca a gestora de marketing da Davines, Luciana Medeiros.

O mutirão também contará com o apoio da Associação Mar Brasil, Route Brasil, Flores do Mar Paraná, Prefeitura de Pontal do Paraná e Sanepar. “Este será um dos maiores mutirões que já promovemos. Além da limpeza em si, queremos sensibilizar as pessoas para gerar uma mudança de hábito nas formas de produzir, consumir e descartar o plástico e evitar que chegue aos oceanos”, afirma a gestora de comunicação Parceiros do Mar, Rafaella Silva.

A campanha global da ONU Meio Ambiente #MaresLimpos (#CleanSeas) chegou ao Brasil em setembro de 2017 com objetivo de reduzir os impactos dos plásticos descartados nos oceanos. A ação atua mobilizando governos, empresas e sociedade civil.