Cultura Educação

SESC SÃO PAULO DIVULGA PROGRAMAÇÃO DIGITAL DO CENTRO DE MÚSICA EM DEZEMBRO

Com opções para todas as idades e níveis de conhecimento musical, as atividades englobam as diversas facetas da música popular e erudita, em formatos que privilegiam a prática coletiva, a experiência compartilhada e a fruição musical no cotidiano;

Na programação de dezembro, destacam-se os encontros com o Maestro Spok, que dá workshop sobre a história e as peculiaridades do Frevo; a aula sobre Gêneros Musicais com Márcio Guedes e o encontro com Samuel Kerr sobre o ensino coletivo de música; inscrições abrem no dia 25/11 para Credencial Plena do Sesc e 26, para todos os públicos

Com o princípio de que a música é parte da formação humana, o Centro de Música do Sesc São Paulo, hoje presente nas unidades Consolação, Guarulhos e Vila Mariana, expandiu sua ação para o ambiente digital. No mês de outubro e novembro, foram lançadas 22 atividades online; em dezembro, cinco opções estarão disponíveis. As aulas, palestras e workshops serão ministrados por educadores do Sesc e outros profissionais convidados, em formato híbrido, com atividades coletivas na plataforma Zoom e conteúdos compartilhados via redes sociais do Sesc São Paulo, voltadas para públicos com diferentes níveis de conhecimento musical. As atividades presenciais do Centro de Música do Sesc permanecem suspensas.

Abaixo, os cursos do mês de dezembro que acontecem pela plataforma Zoom e que têm inscrições antecipadas, disponíveis a partir de 25/11 (Credencial Plena) e 26/11 (todos os públicos) em sescsp.org.br/centrodemusica, com valores que variam entre R﹩10,50 e R﹩55,00, em parcelas únicas.

Voltado para estudantes, pesquisadores, professores de música e interessados em geral, o Workshop de Frevo com o Maestro Spok traz um panorama sobre os principais aspectos que caracterizam o gênero como parte da identidade cultural pernambucana. Dividido em três encontros, o curso traz, no primeiro dia, a história do Frevo, suas principais raízes musicais e as diversas modalidades. No segundo dia, o Maestro aborda as peculiaridades musicais do frevo, fazendo uso de partituras contidas em seu livro. E no terceiro, o público vai conhecer mais sobre a SpokFrevo Orquestra, sua formação e história, que levou a turnês internacionais nos maiores festivais de jazz do mundo e à visita de Wynton Marsalis com a Jazz at Lincoln Center a Recife.

Maestro Spok, há quase 20 anos instrumentista, arranjador e diretor musical da SpokFrevo Orquestra, é uma das maiores referências do Frevo na atualidade. Na área da educação, o maestro mantém, há três anos, o Instituto Passo de Anjo, na sua cidade, Abreu e Lima, com aulas de música, dança, artes cênicas e canto. Os encontros acontecem dias 01, 03 e 08/12, terças e quinta-feira, das 19h às 20h30.

No dia 11/12, sexta-feira, às 20h, acontece o encontro Gêneros Musicais, com o professor e escritor Márcio Guedes. O que está por trás de conceitos como samba, choro, baião, jazz, pop ou rock? Quando e por que uma prática musical pode ser classificada como um gênero? O que é gênero musical? Buscando refletir sobre essas e outras questões quanto ao conceito de gênero em música, Márcio Guedes faz uma abordagem interdisciplinar sobre as práticas musicais nos âmbitos da música popular e erudita. Com doutorado pela Unesp, Guedes é coorganizador e coautor dos livros “Protagonistas do ensino musical e suas trajetórias” (Ed. Cartago, 2018) e “Anais do Primeiro Encontro Científico de Música e Interdisciplinaridade: O Híbrido no ensino e nas atividades artístico musicais” (Cultura Acadêmica, 2015).

Voltada ao mundo da música de concerto, a série Conhecendo o Estudo N. 1 de Villa-Lobos, com Mayki Fabiani, traz luz a conceitos históricos e práticos a respeito da obra, oferecendo uma orientação didática e prática sobre uma das peças mais icônicas para violão clássico. O curso busca detalhar o Estudo n. 1 de Villa-Lobos em três partes, sendo a primeira uma contextualização histórica; a segunda, um olhar sobre todos os acordes que compõem o Estudo; e na terceira parte, estará em pauta o dedilhado da peça e a organização para um estudo mais eficiente. O conteúdo é distribuído em três vídeos, que se encerram com um encontro virtual entre aqueles que desejarem se inscrever. Os vídeos são postados às quintas-feiras, das 16h às 17h, entre os dias 12 e 26/11, e o encontro, que necessita de inscrição prévia, será no dia 27/11, sexta-feira, das 19h às 21h.

De forma gratuita, e sem necessidade de inscrição, a série O que é Música para Crianças busca incentivar a discussão e curiosidade no tema, com propostas de playlists no Spotify e Deezer de um repertório escolhido especialmente para o público infantil, com músicas de diversos gêneros, estilos e épocas, em diferentes recortes. A série vai do dia 29/11 ao 20/12, com postagens sempre aos domingos, às 11h.

Já em Papo Pop, voltado para jovens e adultos, Bozzo Barretti e Murilo Lima conversam sobre as transformações da música popular brasileira ao longo das décadas, destacando as canções icônicas de cada período. Serão abordados os fatos relevantes que influenciaram a criação dessas canções, desde o contexto histórico-político até os dispositivos disponíveis para as produções musicais, que também ditavam sonoridades. Com vídeos no Youtube do Centro de Música e playlists no Deezer e Spotify, as postagens acontecem de 7/11 a 12/12, sábados, às 18h .

Para refletir sobre o fazer musical no Brasil, a série Música Brasileira em Pauta investiga aspectos culturais, históricos e pedagógicos da música nacional, com transmissões ao vivo pelo canal do Centro de Música do Sesc no Youtube . Os encontros são conduzidos pelos educadores do Centro de Música e realizados sempre às quintas-feiras, às 18h. Todo o conteúdo fica disponível on demand.

No mês de novembro, a série trouxe os temas Cantoria – Canto Coral, com Solange Assumpção, O choro em meados do século XX, com Pedro Beviláqua, e Criança e Música, com Clara Dum e Valdir Maia. O mês se encerra com o encontro Conversando Sobre Frevo, com Maestro Spok e Mauricio Narutis, que vai ao ar dia 26/11. Nele, o Maestro Spok conta a história da orquestra e conversa sobre tradição e contemporaneidade no Frevo.

Já em dezembro, a Música Brasileira em Pauta tem mais duas atividades programadas. No dia 3/12, será transmitido o encontro Música e artes em mediação tecnológica, com Renato Veras Baptista, educador do Centro de Música, e Thiago Ruiz, educador do Espaço de Tecnologias e Artes (ETA), do Sesc Vila Mariana. Juntos, eles propõem um debate sobre os modos de uso das tecnologias aplicadas aos processos criativos artísticos, quer sejam as práticas musicais, quer sejam práticas artísticas diversas que fazem uso de recursos tecnológicos. E no dia 10/12, o bate-papo Ensino coletivo de música: desafios e possibilidades, que tem como convidado o regente e arranjador Samuel Kerr, aborda temas como o ensino e aprendizagem de práticas musicais coletivas, no passado e no presente, a trajetória musical de Samuel e sua atuação no Centro de Música do Sesc. Apresentação e mediação: Renata Celano, técnica de programação em música e diversidade do Sesc Consolação.