Alexander Baer Mundo Empresarial Novidades

Sintonia com o Sucesso pessoal, profissional e organizacional

Buscamos diariamente e incansavelmente o equilíbrio entre vida pessoal, profissional e organizacional, onde possamos alcançar nossos sonhos e objetivos através do esforço contínuo. A caminhada é longa, o destino depende do que cada um almeja e, principalmente, a forma de passar pelas experiências até chegar no destino final (se é que há um), dependerá da forma com que o processo será conduzido.

Dizem que não há um caminho para a felicidade e sim que a felicidade é o caminho, já que cabe a nós próprios encararmos a nossa jornada com mais leveza, alegria e sintonia.

Mas, o que seria essa sintonia?

Falando de uma forma bem simples, seria buscar o equilíbrio propriamente dito: entre a vida pessoal, profissional e organizacional; entre as horas dedicadas ao trabalho e os momentos de descanso e lazer; nas relações e no trato com cada uma delas; no tempo para o trabalho, estudos, para a família e para si próprio etc.

Se fizermos uma analogia com uma orquestra sinfônica, podemos entender perfeitamente o que é sintonia. Pensemos: numa orquestra cada músico tem uma função muito bem definida para a execução de uma música. O maestro é quem dita o ritmo e emoção que a música deve ter. Cada instrumento tem o seu papel para a composição musical, uns com mais destaque, outros com menos, mas todos com fundamental importância.

Na vida (ou numa empresa) também é assim. Cada pessoa tem a sua importância. Por mais simples, por exemplo, que possa ser o seu trabalho, sem dúvida ele é importante no processo como um todo. Ou, se você desempenha um papel de liderança, entenderá perfeitamente o que quero dizer com as peças terem seu papel.

Além disso, numa orquestra há tempo para as coisas acontecerem. Se o trompete, por exemplo, tocar antes do seu momento ideal e se confundir com o som do piano, a melodia ficará comprometida, sem sintonia.

Traga esse exemplo para a vida, e entenda que cada coisa que nos acontece vem no momento que tem que vir. Se vir antes ou depois, perderá o sentido e não fluirá como deveria. Uma demonstração de que ser ansioso, querer que as coisas aconteçam rápido, ou ficar sempre deixando para depois aquilo que se pode fazer agora, é comprometer a sua sintonia com a vida.

Aliás, por falar em procrastinação, é fundamental entendermos que a vida funciona de forma harmônica, à medida que trazemos para nós o que é de nossa responsabilidade. Entender que somos responsáveis pela nossa própria vida e que absolutamente tudo deve partir de nós é o primeiro passo e grande segredo do sucesso. O que te motiva, portanto, a ir em busca dos seus objetivos? É o dinheiro? É a realização pessoal? É valorização? Não importa o que te motiva. O importante é você saber onde quer chegar, para entender o que precisa fazer para chegar lá.

A partir daí a chave para alcançar a tão esperada sintonia é a boa e velha persistência. É preciso acreditar que se consegue, ir até o fim e pagar para ver! Ter postura de vencedor e manter a batida o seu ritmo. Claro, pois novamente como numa orquestra onde o maestro é quem define a batida da música e o ritmo que ela deve ter, o maestro da sua vida é você próprio. E, como responsável por ela, é você quem deve definir o caminho a ser trilhado, o ritmo dos seus passos, o quão acelerada e obstinada será a sua caminhada. Somente você poderá colocar energia naquilo que diz respeito a você. E olha que não são poucos que deixam suas vidas nas mãos de terceiros, “deixando a vida lhe levar” e perdendo oportunidades valiosas de tomar as rédeas e a maestria da própria vida e carreira.

Sintonia, por fim, de acordo com o conceito musical é quando, mesmo em ritmos diferentes, os inúmeros instrumentos que compõem uma orquestra conseguem apresentar uma melodia harmoniosa, que faça sentido e que tenha coerência. O mesmo se aplica à sua vida e carreira. Saiba entender que você tem o seu ritmo: aceite isso. Mas, aceite também que os outros têm igualmente o seu próprio ritmo, o que não os desmerece. Entenda, portanto, como é possível que unindo o seu ritmo, com os demais ritmos que o rodeiam, você possa agregar valor para o seu negócio e para a sua vida. Pois, uma coisa é certa: nesta vida só conquistamos a sintonia quando agregamos uns aos outros. Viemos para somar!

Uma vez entendido que somente você pode definir onde quer chegar através da clareza de quais são os seus sonhos, e também da responsabilidade que você tem sobre seus próprios atos, é que é possível “fazer acontecer”.

Tendo consciência disso, pergunto: o que você vai fazer para alcançar essa sintonia: a sintonia com o seu sucesso, pessoal, profissional e organizacional? O que falta para você se tornar o maestro da sua própria vida e carreira e o que você fará para que isso ocorra?

Costumo dizer que somente um método (estratégia de atitude) é capaz de o impulsionar para esse sucesso: o TBC (tirar a bunda da cadeira). Sendo assim, portanto, pare de “mimimi” e vá em busca do que é seu, pois ninguém fará isso por você. De nada adianta dizer que se quer ganhar na loteria, se você sequer ir à lotérica comprar o bilhete. Nada, absolutamente, irá cair do céu. Tudo partirá de você.

 

Alexander Baer é colunista do Believe News em Mundo Empresarial

Empresário (desde 2001), Administrador por formação e Mestre Candeeiro por vocação, ou seja, tenho como propósito levar luz àqueles que buscam o desenvolvimento pessoal, profissional, organizacional e empreendedor, Palestrante motivacional, gestão, liderança e vendas, Professor do MBA da Fundação Getulio Vargas, FESP – Faculdade de Estudos Sociais do Paraná, Cursos Livres e Incompany na Universidade Positivo, e Coach Estratégico em Planejamento de Vida e Carreira.
CEO Founder da 1ª Escola de Marketing Pessoal do Brasil.