Novidades

Startup de educação doa livros para crianças e jovens carentes

A WeMentor firma parcerias com instituições públicas de ensino e entidades assistenciais no sentido de difundir educação referente ao empreendedorismo, desenvolvimento pessoal e profissional, gestão de carreiras e negócios

Ciente de que o progresso individual e social passa obrigatoriamente pela educação, Ricardo Shinyashiki sócio da Editora Gente, conhecida por publicar livros da área de empreendedorismo e autoajuda, criou a startup WeMentor. A iniciativa tem como objetivo oferecer conteúdo informativo para aprimoramento pessoal e profissional por meio de cursos, sessões de mentorias em grupo, indicações de livros e outros conteúdos direcionados. Os materiais desenvolvidos pela WeMentor são divididos em 3 grandes temas, chamados pela startup de trilhas. São eles: desenvolvimento pessoal; inovação e empreendedorismo; e negócios e carreira.

Atuação social

A WeMentor foi criada com o objetivo de ajudar a todos, mesmo aqueles sem condições de arcar com os custos financeiros dos materiais informativos. Nesse sentido, a empresa desenvolve projetos de cunho social. O trabalho é realizado através de parcerias com instituições públicas de ensino e entidades assistenciais no sentido de difundir a educação referente ao empreendedorismo, desenvolvimento pessoal e profissional, gestão de carreiras e negócios e consiste na doação de livros sobre estes temas a crianças e adolescentes carentes. Além dos exemplares físicos, a WeMentor disponibiliza aos jovens acesso ao portal, com os diversos conteúdos produzidos internamente.

Em outubro de 2019, a WeMentor fechou um acordo com a Escola Estadual Professor Mauro de Oliveira, em São Paulo. Ao todo foram doados 410 livros para estudantes e professores da instituição de ensino. Ainda para este ano, a startup deve fechar parcerias com creches e outras organizações que desenvolvem trabalhos de cunho social.

Diversas outras parcerias foram firmadas já em 2018. No mês de abril, a WeMentor doou 700 livros para as Salas de Leitura, (espaço gratuito de incentivo à leitura entre estudantes de escolas públicas) iniciativa da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

Mais tarde, em outubro, a startup aliou-se a duas entidades sociais: o Centro Assistencial de Motivação Profissional (Camp) Pinheiros, em São Paulo, que atua desde 1978 no desenvolvimento pessoal e profissional de adolescentes, jovens e adultos em vulnerabilidade socioeconômica e na proteção e integração social de idosos; e a entidade assistencial e beneficente Semear-Medianeira, do Paraná, que, desde 2000, desenvolve projetos de cuidado infantil. As bibliotecas do Camp Pinheiros e do Semear-Medianeira receberam 200 e 225 exemplares, respectivamente.

Em novembro de 2018, a WeMentor fechou parceria com a Prefeitura de São José dos Campos, para doação de 43 livros à Creche Instituto Materno-Infantil (IMI) Professora Helena Ferreira.

Conteúdo físico e digital

A WeMentor disponibiliza seus conteúdos informativos por meio de dois planos de assinatura: o WeMentor físico e o WeMentor digital. Ambos os planos possibilitam o acesso ao portal de conteúdos online, com cursos, mentorias, entrevistas, aulas sobre livros best-sellers, painel com indicadores de desempenho do assinante mostrando sua evolução.

As pessoas que optam pelo plano WeMentor físico recebem ainda, mensalmente, no endereço indicado por elas, o Box WeMentor, que é composto por um livro recomendado pelos mentores da startup, de acordo com o tema (trilha) escolhido pelo assinante; carta de indicação; marcador de páginas; brinde personalizado; e “planner” exclusivo que aprimora a experiência da leitura.

A assinatura pode ser realizada no site wementor.com.br. No endereço eletrônico, é possível saber mais detalhes sobre a startup, os conteúdos fornecidos e os mentores e especialistas.

O sucesso da WeMentor se reflete nos números de assinaturas e envio de livros. Até o momento, em pouco mais de um ano de atuação, a empresa conta com mais de 1200 assinaturas e enviou 14 mil boxes. Além de assinantes, recebem os kits com livros e outros materiais influenciadores parceiros da startup.